O que não faltam são dicas de como carregar o smartphone mais rápido ou evitar ficar sem bateria ao longo do dia. No entanto, nada disso funciona se você danificar a bateria do aparelho.

Para evitar esse tipo de problema, a Apple possui em seu site um guia de como aumentar a duração e a vida útil do componente. Veja o que pode danificar a bateria do seu iPhone:

publicidade

Temperaturas extremas

O smartphone é projetado para ter bom desempenho em diferentes temperaturas, sendo a ideal entre 16°C e 22°C. Porém, o iPhone funciona normalmente entre 0°C e 35°C, temperaturas muito acima ou abaixo disso podem causar danos permanentes à capacidade da bateria e ela não carregará o dispositivo o suficiente.

publicidade

No caso de ambientes muito quentes, os danos podem ser irreversíveis, já em locais muito frios é possível notar uma queda na duração da bateria, mas essa condição é temporária. Além disso, a Apple ressalta que em temperaturas abaixo de -20°C ou acima de 45°C o iPhone deixa de funcionar.

Capa de proteção

publicidade

A empresa também recomenda que o usuário tire a capinha de proteção na hora de carregar o dispositivo, pois ela pode gerar calor excessivo e, assim, comprometer o bom funcionamento da bateria ao longo fo tempo. 

Guardar o celular

publicidade

Caso o smartphone seja guardado por muito tempo, a pessoa precisa estar atenta à temperatura do ambiente, que precisa estar abaixo de 32°C, e à porcentagem de carga na bateria quando ele for desligado.

O ideal é que a bateria do iPhone esteja em torno de 50%, pois, se ele for guardado totalmente descarregado, a bateria poderá entrar em modo de descarga intensa, a ponto de ser impossível de armazenar carga. Por outro lado, se ele for guardado com a carga cheia por muito tempo, a bateria poderá perder parte da capacidade, reduzindo a sua vida útil. Além disso, se você pretende guardar o dispositivo por mais de seis meses, a recomendação é de que recarregue 50% da carga a cada seis meses.

Com essas dicas, você vai manter a vida útil da bateria do smartphone e, consequentemente, fazer com que a carga dure por mais tempo.