Quem usa muito o computador ou possui um dispositivo antigo pode perceber que ele está consumindo bastante energia. Isso pode acabar afetando o bolso do usuário, em aumentos na conta de luz. Confira abaixo algumas dicas para evitar o problema e economizar dinheiro:

1. Coloque o PC para dormir

publicidade

Se você deixa o dispositivo ligado o tempo todo e não quer desligá-lo, pode usar a função de hibernação. Com ele, o aparelho quase não consome energia e, assim que necessário, volta ao funcionamento normal, com os mesmos aplicativos abertos.

No Menu Iniciar, clique em “Desligar” e em seguida em “Suspender”.

publicidade

Reprodução

Se preferir, é possível configurar o sistema para suspender assim que terminar um download que está em curso. Geralmente, esse tipo de tarefa pode ser comandado diretamente da caixa de diálogo aberta no momento em que o download se inicia.

publicidade

2. Ative a Economia de Energia

Outros ajustes podem ser feitos em “Painel de Controle” e “Energia”. Lá, ative a opção “Economia de Energia”. É possível configurar também essa opção.

publicidade

Reprodução

3. Desconecte periféricos

Desligue os periféricos que não usa com frequência, por exemplo uma impressora. Isso fará com que o PC diminua consideravelmente o uso da energia.

4. Considere comprar um equipamento de baixa potência

Se nenhuma das dicas acima resolver, pode ser uma boa ideia comprar um dispositivo com baixo consumo de energia. A maior parte dos produtos à venda no mercado já são econômicos, já que as CPUs modernas costumam usar menos energia se aceleram sozinhas.