O YouTube é uma plataforma de vídeos incrível, mas ele possui algumas restrições arbitrárias que têm a única função de limitar como o usuário pode usar o serviço. Entre essas proibições estão a incapacidade de rodar vídeos com a tela desligada ou enquanto você utiliza outros aplicativos.

O Olhar Digital já ensinou truques que possibilitam a reprodução de áudio com a tela desligada, mas e se você quiser continuar assistindo a alguma coisa enquanto realiza outra atividade? O YouTube, pelo menos por enquanto, não possui uma ferramenta nativa para exibir vídeos sobre outros apps.

publicidade

E é por isso que, pelo menos no Android, aplicativos de terceiros dão conta do problema. Um exemplo disso é o Floating Tube, ou simplesmente FTube. Veja como usá-lo a seguir:

1. Abra o app;

publicidade

O aplicativo exibe a interface web do YouTube. Infelizmente, ele também tem alguns anúncios um pouco chatos. Se quiser, você pode fazer login com sua conta para ter a experiência personalizada que o YouTube normalmente oferece.

2. Procure pelo vídeo a que você quer assistir;

publicidade

Você provavelmente vai se deparar com um anúncio de tela inteira no processo.

Reprodução

publicidade

3. Reproduza o vídeo;

A partir deste momento, você pode voltar para a tela inicial do Android ou abrir qualquer outro aplicativo. O vídeo continuará sendo exibido enquanto flutua sobre a interface do sistema.

Reprodução

4. Você pode minimizar o vídeo, se só o áudio te interessa;

Se você tocar no ícone de minimizar, o aplicativo continuará reproduzindo o conteúdo, mas você só ouvirá o áudio. O app passa a exibir apenas uma bolinha flutuante sobre a interface que você pode arrastar para onde preferir. Se der um toque rápido, o pop-up será novamente expandido.

Você também pode desligar a tela, e o áudio continuará em reprodução.

Reprodução

5. Para fechar a janelinha pop-up, basta tocar no X.

Reprodução