Na semana passada, a Mozilla lançou para o Android o Firefox Focus, um navegador que traz um conceito diferente de navegação. Além de priorizar a privacidade acima de tudo, ele também limita o usuário a apenas uma aba, o que deixou algumas pessoas bastante confusas.

Com o passar dos anos, nossos hábitos de navegação evoluíram, e forçaram os browsers a mudar também. Com isso, eles se tornaram ferramentas cada vez mais robustas e pesadas; se alguma opção como o Focus surge no mercado, as pessoas ficam sem saber o que fazer com ela.

Assim, escrevo este texto para relatar uma experiência própria sobre como aprendi a fazer bom uso das limitações do novo Firefox para Android, que acredito ser uma boa opção para qualquer usuário de Android procurando uma alternativa rápida e leve ao Chrome, e que ainda por cima é capaz de economizar dados.

A maioria das pessoas utiliza o Facebook ou o Twitter como porta de entrada para os sites. Raramente usuários de internet digitam o endereço do site que visitam, e preferem acessá-los a partir de canais sociais, tocando em um link externo que direciona para a página. É nesse momento que o Firefox Focus brilha.

publicidade

Tanto o Facebook quanto o Twitter possuem navegadores próprios, que utilizam o WebView do Android. O Focus é a melhor alternativa para substituir essa ferramenta nativa do Android, com algumas vantagens reais: mais recursos, a possibilidade de eliminar facilmente rastros de navegação e proteger a sua privacidade (o que permite que anúncios não fiquem te seguindo pela web com base em seus interesses) e, finalmente, o bloqueio de publicidade, que economiza dados e faz com que a página carregue mais rápido.

Caso você não saiba como desativar o navegador interno do Twitter e do Facebook, é bem simples. Veja como fazer…

No Facebook:

Basta acessar o menu de configurações, entrar na opção “Configurações de aplicativos” e ativar o recurso “Links abertos externamente”. Em seguida, quando for abrir um link, selecione o Focus como padrão.

Reprodução

 

No Twitter:

Puxe o menu lateral, entre em “Configurações e privacidade”, procure pela opção “Imagem e som” e desligue a alternativa “Usar navegador incluso no aplicativo”. Em seguida, quando for abrir um link, selecione o Focus como padrão.

Reprodução

Assim, o Focus não é o melhor navegador disponível para Android em um sentido amplo, mas ele é o melhor para realizar uma função específica, quando tudo que você precisa é abrir links de redes sociais. É como eu tenho usado, e estou legitimamente satisfeito.