Por ser um sistema de código aberto, os usuários do Android podem fazer diversas modificações no sistema, desde instalar aplicativos de fora da loja até personalizar o seu visual por completo. No entanto, para obter controle total do celular, só mesmo com o root.

Se você usa Android há bastante tempo, já ouviu falar do root, mesmo que nunca tenha feito. Trata-se de um método para ober maior acesso às funções do aparelho é fazer o root dele. Na prática, é como se antes você usasse o celular no modo usuário e então ganhasse privilégios de administrador do dispositivo.

publicidade

No entanto, esse processo é complexo e requer conhecimentos avançados do usuário para que ele não cause danos ao smartphone. A seguir, veja quais são as vantagens e desvantagens de ter root, além de aprender a fazê-lo.

Vantagens e desvantagens

publicidade

Quando você utiliza o Android sem root, você consegue fazer muitas modificações, mas às vezes esbarra nas limitações impostas. Esse ajuste permite alterar configurações que vêm travadas de fábrica.

O root também abre a possibilidade de usar outros aplicativos que fazem alterações mais profundas no aparelho, como algo que envolve uma alteração de hardware ou como o sistema funciona. Um exemplo, é a possibilidade de fazer um overclock no smartphone para o ganho de desempenho, ainda que exista o risco do celular aquecer e ser danificado no processo.

publicidade

Já para a parte de desvantagens do processo existem algumas informações muito importantes a serem esclarecidas. Tal como o processo de custom ROM que foi mostrado pelo Olhar Digital, fazer o root do aparelho também viola a sua garantia.

Uma questão importante é que o processo de root dá privilégios de administrador ao usuário, mas esses privilégios podem ser um problema se o celular for infectado com um vírus por algum motivo. Isso porque o software malicioso também terá acesso à raiz do sistema, conseguindo provocar danos muito maiores. Dessa forma, é necessário ter bastante cuidado com o que será feito no aparelho, pois o processo não é recomendado para quem não possui conhecimentos avançados.

publicidade

Outro problema que tem se tornado mais comum em celular com root é o banimento em jogos online, com a justificativa de que o desbloqueio do aparelho facilitaria a utilização de trapaças. Recentemente, por exemplo, a Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, começou a vasculhar as pastas dos celulares Android para ver encontrar usuários com root e bani-los. A Netflix também começou a impedir a utilização do app por aparelhos com root.

Método de root

O método mais popular para o root de aparelhos Android é com o Magisk. Através dele, você poderá instalar módulos no aparelho de uma forma razoavelmente simples, pelo menos em comparação a processos mais antigos.

Para utilizá-lo são necessários alguns pré-requisitos como ter o bootloader do aparelho destravado e o TWRP para fazer o flash. O processo para obtê-los não é universal e precisa ser pesquisado no fórum do XDA-Developers para saber como se prosseguir.

Apesar do processo do bootloader e do TWRP não ser universal, a instalação do Magisk é sempre igual, ou seja, ela não muda de um aparelho para o outro. Assim, para instalá-la, é necessário apenas realizar o seu Flash pelo TWRP ou menu de recovery do aparelho.

Aviso importante

Abaixo, você confere como é feito o root do Android no aparelho da Lenovo Vibe A7010. Lembre-se que o processo muda conforme o seu aparelho e siga à risca o passo-a-passo para evitar qualquer dano ao smartphone.

Antes de tentar realizar o processo de root em seu aparelho, leia os tutoriais dele quantas vezes forem necessárias. Ao fazer um processo errado o aparelho pode até mesmo tornar-se inutilizável.

Destravando o bootloader

No caso do aparelho escolhido para o tutorial, destravar seu bootloader acaba apagando todos os dados que estavam nele. Sendo assim, antes de prosseguir, faça um backup dos seus dados e ao fim do processo, reconfigure o Android.

  1. No Android, entre na tela de “Configurações do aparelho”, vá em “Sobre o telefone” e toque sete vezes em “Número da versão”. Isto destravará o modo de desenvolvedor;

    Reprodução

  2. De volta a tela principal de “Configurações do aparelho”, entre em “Programador” e habilite as opções “Desbloqueio de OEM” e “Depuração USB”;

    Reprodução

  3. Agora, no computador, entre neste tópico do XDA-Developers e faça o download do arquivo “Unlock”;

    Reprodução

  4. Extraia o conteúdo do arquivo RAR para uma pasta de fácil acesso, preferencialmente nova. Nela, execute o arquivo “A7010_unlock”. Este processo é demorado, mesmo que ele pareça parado, não o cancele e, quando for solicitado, pressione uma tecla para continuar;

    Reprodução

  5. Agora, no celular, pressione a tecla de “Aumentar volume”. Então, segure o botão “Power” até o celular reiniciar, ele deve levar em torno de 5 minutos para iniciar apenas desta vez.

Instalando as ferramentas adb, fastboot e TWRP

Agora que o bootloader do aparelho está destravado é possível instalar um modo recovery nele com o TWRP pelo método fastboot, que será necessário para fazer o root. Antes de prosseguir, note que o Android não está mais com o modo de desenvolvedor ativo, então, refaça a primeira e segunda etapa do passo-a-passo acima.

Siga estes passos para instalar as ferramentas ADB e fastboot:

  1. Faça a instalação do Android SDK pelo Android Studio em seu computador após baixa-lo por este link;
  2. Agora, é preciso ser realizado o download do Fastboot por este link;
  3. No “Windows Explorer”, acesse este caminho: %USERPROFILE%;

    Reprodução

  4. Crie uma pasta chamada “adb-fastboot” e extraia o conteúdo do arquivo baixado do “Fastboot” para ela;

    Reprodução

  5. No menu iniciar, procure pelo item “Exibir configurações avançadas do sistema” e acesse-o;

    Reprodução

  6. Entre na opção “Variáveis de ambiente”;

    Reprodução

  7. Em “Variáveis do sistema”, selecione a opção “Path” e clique em “Editar”;

    Reprodução

  8. Adicione este parâmetro: ;%USERPROFILE%\adb-fastboot\platform-tools;

    Reprodução

  9. Clique em OK;
  10. Por fim, faça a instalação dos “Drivers ADB” com este link e reinicie a máquina.

Agora que as ferramentas estão instaladas chegou a hora de usá-las para instalar o TWRP no celular. Veja como fazer:

  1. De volta ao computador, entre neste tópico do XDA-Developers e faça o download do arquivo do TWRP mais recente;

    Reprodução

  2. Agora, realize o download deste arquivo ZIP e extraia o seu conteúdo para uma pasta;
  3. Pegue o arquivo do TWRP, baixado na primeira etapa, renomeie ele para “recovery” e substitua o arquivo que está na pasta “img” da segunda etapa deste passo-a-passo; 

    Reprodução

  4. Execute o “TWRP_Install” e aguarde o processo ser finalizado;
  5. Após o processo ainda não reinicie o celular. Aperte juntas as teclas “Power + Aumentar volume + Diminuir volume” até aparecer o logo da Lenovo. Então, solte o botão “Power” e mantenha pressionado os botões “Aumentar e diminuir volume” até a tela fica preta;
  6. Você agora já estará no novo menu TWRP.

Instalando o root

Depois de todas estas etapas, finalmente chega a hora de instalar o root Magisk no Android. Siga os passos:

  1. Acesse o repositório oficial da Magisk no Github e faça o download da última versão disponível;

    Reprodução

  2. No computador, copie o arquivo ZIP para a raiz do aparelho Android;
  3. De volta ao celular, no TWRP vá em “Install” e procure o arquivo do “Magisk”;

    Reprodução

  4. Ao tocar nele, na próxima tela, marque a opção “Reboot after installation is complete” e deslize a barra em “Swipe to confirm Flash”;

    Reprodução

  5. Siga as instruções até o celular reiniciar. Caso apareça a mensagem para instalar o TWRP como um app, você pode clicar em “Do not install”.

Depois do Android ter reiniciado, você pode conferir que o Magisk Manager foi instalado no aparelho dando acesso root ao Android. A partir de lá, comece a fazer as alterações avançadas que desejar.