O Chrome é o navegador oficial do Google disponível para várias plataformas como PCs, celulares e até Chromebooks, que possuem um sistema operacional próprio. Para atender à necessidade de seus utilizadores, constantemente o programa recebe atualizações para adicionar novas funções.

Por sua vez, nesta semana, o Chrome chegou na versão 72 com recursos que melhoram a sua navegação no YouTube, por exemplo. A seguir, confira quais são as principais novidades desta nova versão do navegador e como obter esta atualização agora mesmo.

publicidade

O que tem de novo no Chrome 72?

A lista completa dos recursos novos do Chrome 72 está disponibilizada em seu blog oficial, mas ela contém muitos itens técnicos, que não acabam sendo interessantes para todos. Desta forma, veja quais são os principais destaques desta atualização:

  • Suporte oficial ao codec AV1 – O codec AV1 já estava sendo testado no YouTube há algum tempo para melhorar o desempenho da reprodução de vídeos e, agora, ele é o plugin padrão ativado dentro do navegador;
  • Botão replay no modo PiP – Agora, ao deixar um vídeo ser reproduzido no modo Picture in Picture, existe a possibilidade de assisti-lo novamente sem ter que voltar a sua página;
  • Navegação por gestos aprimorada no Android – Ao pressionar e segurar os botões de Voltar/Avançar no Android, você terá acesso a lista de sites que estão armazenadas neles.

Como forçar a atualização do Google Chrome no PC

Nos computadores nem sempre o Google Chrome obtém a sua atualização de forma automática. Felizmente, para esta plataforma, existe um método oficial de forçar o download da última versão do programa. Confira:

publicidade
  1. Abra o Google Chrome normalmente;
  2. Em sua tela inicial, clique no ícone representado por “três pontos”;

    Reprodução

  3. Entre em “Ajuda > Sobre o Google Chrome”;

    Reprodução

  4. Aguarde a atualização ser realizada e reinicie o navegador.
    Reprodução

Como forçar a atualização do Chrome no Android

No Android, mesmo sendo o sistema oficial do Google para celulares, o processo de forçar uma atualização do Chrome é um pouco mais complexo e não é oficial. Isto ocorre, pois, mesmo ao ter uma nova versão, a Google Play demora até disponibilizá-la. Desta forma, é necessário recorrer ao APK do aplicativo. Veja:

  1. Acesse este link do APKMirror no navegador de seu celular e selecione a última versão disponível do Google Chrome;

    Reprodução

  2. Na nova página, clique em “See available APKs” e selecione a versão referente ao seu Android. Caso esteja em dúvida sobre qual a versão correta do APK para o seu processador, você pode utilizar o programa “Device Info HW” para verificar qual é o modelo de seu processador;

    Reprodução

  3. Agora, deslize a página para baixo e clique em “Download APK”;

    Reprodução

  4. Ao fim do download, execute o APK e faça a sua instalação. Se necessário, conceda a permissão requerida pelo sistema para prosseguir nesta etapa.

    Reprodução

Pronto! Agora, o Google Chrome já está atualizado em seu Android. Caso utilize um iPhone, não existe uma forma de forçar a sua atualização, sendo necessário aguardar que a última versão do programa seja disponibilizada na App Store.

publicidade