O armazenamento é um dos pontos mais críticos em smartphones antigos e que gera reclamações de muitos usuários. Afinal, com aplicativos e atualizações exigindo cada vez mais memória interna, resta pouco espaço para fotos, vídeos e outros arquivos pessoais. Felizmente, é possível minimizar esse problema com alguns apps que ocupam pouco espaço no seu telefone.

Para te ajudar, o Olhar Digital preparou uma lista com apps “levinhos” para o seu smartphone. Separamos as principais alternativas às redes sociais e também algumas medidas para quando não houver uma boa opção disponível. Confira:

publicidade

Facebook Lite (Economia de 58,72 MB): A versão Lite do Facebook tem várias vantagens sobre o aplicativo oficial. Para começar, o app tem um tamanho de download de apenas 1,28 MB contra cerca de 60 MB do programa oficial. Além disso, o Facebook Lite foi pensado para funcionar melhor em conexões mais lentas e também usa menos memória RAM. Outra vantagem é que é possível conversar no Messenger com o programa, sem a necessidade de instalar mais um app.

ReproduçãoMessenger Lite (Economia de 42,31 MB): Se você precisar de funções específicas do Messenger, como ligações de voz e vídeos, uma alternativa é instalar a versão Lite do programa. O arquivo para instalação ocupa menos de 10 MB, sendo que no telefone testado ele teve 7,69 MB, contra 50 MB do convencional. Além disso, o Facebook promete que ele consome menos pacote de internet, o que é ótimo para quem não tem muita franquia.

publicidade

Twitter Lite (Economia de 16,81 MB): Os tuiteiros de plantão também podem economizar espaço no seu smartphone. O Twitter Lite tem um tamanho total abaixo de 2 MB, conseguimos 713 Kb, enquanto o programa original chega a 17,53 MB. O aplicativo leve também reduz o consumo de dados e o uso de memória RAM.

Firefox Focus (Economia de 33,92 MB): Este navegador da Mozilla é ideal para quem preza por leveza e privacidade. O programa tem um pacote de instalação de apenas 4,36 MB contra 38,28 MB do Firefox normal. Além disso, o programa bloqueia automaticamente anúncios e rastreadores, não guardando nem mesmo histórico e outros arquivos resultantes da navegação.

publicidade

ReproduçãoUC Browser Mini (Economia de 37,52 MB): Se você prefere ter um navegador com mais recursos do que o Firefox Focus, o programa da UC pode ser interessante. Equipado com funções como download inteligente, navegação anônima e modo noturno, o programa tem apenas 3,48 MB. Enquanto isso, a versão original do UC Browser possui 41 MB.

LinkedIn Lite (Economia de 31 Mb): Outra rede social que possui um aplicativo levinho é o LinkedIn. Com ele, será possível conectar aos seus colegas de trabalho e procurar emprego com menos de 1 MB, enquanto o programa original usa 32 MB internos;

publicidade

K-9 Mail (Economia de 46,87 MB): Se você precisar checar mensagens de e-mail no seu celular, uma boa alternativa pode ser o K-9 Mail. Esta alternativa de código aberto tem apenas 3,04 MB para instalação. Trata-se de uma redução considerável em comparação com o Gmail, que tem 21,91 MB, e do Outlook, que possui 49,48 MB.

360 Security Lite (Economia de 11,58 MB): Ideal para quem deseja se proteger contra vírus, o 360 Security Lite tem um tamanho de 7,96 MB contra 19,54 MB do aplicativo original. O programa traz ainda um varredor capaz de buscar e excluir arquivos desnecessários no smartphone, bem como otimizar a bateria e a memória RAM do aparelho.

Aplicativos Go do Google: O Google possui um conjunto de versões leves dos seus serviços, identificadas com um “Go” no nome. Substitua os programas originais pelo Google Go, Files Go, YouTube Go, Google Maps Go, Gmail Go.

ReproduçãoPesquise outros apps: Há uma grande quantidade de outros aplicativos leves disponíveis na Play Store. Para encontra-los, basta buscar pelo nome original do programa acompanhado de termos como “Go”, “Lite”, “Light” ou Mini, por exemplo.

Dica extra – Use sites no lugar de aplicativos

ReproduçãoOutra dica que pode ajudar bastante a economizar armazenamento, é substituir aplicativos por seus sites móveis. Usando o Google Chrome ou outro navegador de preferência, basta entrar no site desejado substituindo o “www.” Por “m.” ou “mobile.”. Quando o site abrir, toque nos três pontinhos e selecione “Adicionar à tela inicial”. Lembre-se sempre de limpar o cache do navegador.