Se você está cogitando trocar o seu roteador por um modelo novo capaz de funcionar com frequências de até 5 GHz, é melhor pensar bem no assunto antes de gastar dinheiro. Em alguns casos, o seu roteador de 2,4 GHz pode oferecer uma conexão mais estável e rápida do que um modelo mais moderno.

Isso acontece porque a taxa de frequência nem sempre resulta em ganho de velocidade e estabilidade. Aumentar a frequência pode, em alguns casos, piorar a sua conexão com a internet. Quanto maior a frequência, menor é o alcance. Por esse motivo, se você mora em uma casa espaçosa ou em um apartamento com muitos cômodos, a conexão com 5 GHz pode não ser a mais indicada.

publicidade

Outro ponto que pesa contra a escolha de aparelhos com frequências mais altas é que eles geralmente são mais caros. Então, novamente, considere onde você vai se conectar. Se for longe do roteador, é melhor não gastar dinheiro com um dispositivo novo.

Para piorar, alguns vendedores, ingênuos ou não, vendem os produtos como “roteadores 5G”, dando a ilusão de que eles são roteadores que operam sobre a nova tecnologia de internet móvel. Isso, na verdade, não faz qualquer sentido – entenda.

publicidade

5 GHz é pior em tudo?

Não. Apesar de ter seu alcance limitado, a frequência de 5 GHz consegue operar de forma muito mais eficiente no espaço em que está presente. Em outras palavras, se você pretende utilizar um computador ou smartphone próximo do local onde o roteador está instalado, você terá ganho de velocidade e estabilidade em relação ao modelo de 2,4 GHz.