Todos os smartphones que rodam o sistema Android contam com algum programa integrado para que você possa gerenciar os arquivos armazenados nele. Apesar disto, a maioria das fabricantes acabam restringindo as funções destes aplicativos, fazendo com que eles sejam bem simples e nem sempre atendem a todas as necessidades de seus utilizadores.

Por sua vez, um programa bastante famoso era o ES Explorador de Arquivos, que foi removido da Google Play devido a criar um gerador de cliques falso para publicidades. Para lhe ajudar nesta situação, o Olhar Digital preparou uma lista com os melhores gerenciadores de arquivos gratuitos para o Android. Confira:

publicidade

File Expert

A primeira opção desta lista fica com o File Expert, um gerenciador de arquivos gratuitos que conta com um tema claro e outro escuro. O seu recurso de maior destaque para o suporte da sincronização de arquivos com a nuvem, ou seja, ele possui opções interessantes para quem precisa gerenciar backups em serviços como o Google Drive, One Drive, Dropbox e outros.

publicidade

File Manager by Xiaomi

Apesar de ser desenvolvido pela Xiaomi, o seu explorador de arquivos está disponível para aparelhos de outra marca com o Android. Além de realizar o gerenciamento tradicional dos arquivos no espaço de armazenamento interno ou no cartão SD, este aplicativo traz opções interessantes para eliminar arquivos desnecessários e realizar limpezas no smartphone.

Reprodução

publicidade

Cx Explorador de Arquivos

Um pouco diferente das opções acima, o Cx File Explorer acaba prezando por trazer uma interface simples usando elementos do Material Design do Google. O seu grande destaque acaba por ser o recurso da Lixeira, igual no Windows, onde você pode acabar deixando algum arquivo que esteja em dúvida se deseja remover ou não definitivamente.

Reprodução

publicidade

File Commander

Mais uma opção bem completa fica por conta do File Commander, que apesar de ter uma interface um pouco mais complexa, compensa no número de recursos. A função de maior destaque que o diferencia dos outros gerenciadores listados aqui fica para o seu conversor de arquivos, que possui suporte a mais de 1.200 formatos diferentes e também para uma opção que pode deixar seus arquivos invisíveis.

FX File Explorer

O último aplicativo selecionado para esta lista é o FX File Explorer, que também não tem uma interface muito intuitiva, mas traz funções bem interessantes. Por exemplo, ele é a opção ideal para quem precisa acessar arquivos que estão em um computador com Windows e podem ser transferidos pela rede. Além disto, o programa também traz algumas funções embutidas como um player de música, visualizador de imagens, compressor/descompressor de arquivos e demais funções.

Reprodução