Hoje em dia é bem comum que os celulares sejam utilizados a qualquer horário, principalmente à noite, quando as pessoas querem apenas relaxar enquanto veem algo no aparelho. E aí vem um problema: usar o celular à noite ou em ambientes com pouca iluminação pode prejudicar a visão em razão das cores adotadas pelos aplicativos.

Para minimizar isso, alguns aplicativos optam por usar o modo escuro ou noturno. Essa função deixa a ferramenta com cores mais agradáveis para esse tipo de situação. A seguir, confira a lista elaborada pelo Olhar Digital com aplicativos para Android que oferecem o modo escuro.

publicidade

Aplicativos para troca de mensagens e redes sociais

Aqui estão os aplicativos exclusivos para envio e recebimento de mensagens que possuem modo noturno. Além deles, a lista inclui uma rede social, que é uma das poucas a oferecer esse recurso.

Facebook Messenger

O aplicativo tem modo noturno que altera a cor característica do fundo de branco para preto. Vale lembrar que, apesar de o Messenger ter essa opção, o aplicativo do Facebook continua com suas cores tradicionais.

publicidade

Telegram e Telegram X

Já faz algum tempo que o modo noturno está sendo implementado no WhatsApp, mas os usuários não têm acesso a ele nem na versão beta. Já um de seus maiores concorrentes tem modo noturno nativo em todas as versões.

Reprodução

publicidade

Google Mensagens

Apesar de ser um aplicativo desenvolvido pelo próprio Google, poucos celulares vêm com ele instalado. A ferramenta é, aliás, uma ótima opção para quem procura organizar melhor as mensagens recebidas via SMS.

Twitter

O modo noturno do Twitter está presente há bastante tempo no aplicativo. Ela até já passou por algumas mudanças para atender melhor àqueles que utilizam tela OLED.

publicidade

Reprodução

Navegadores

A Play Store está repleta de navegadores com mecanismos e recursos diferenciados. Entretanto, ainda não são todos eles que têm a opção do modo noturno.

Google Chrome

O navegador que já vem instalado em todos os celulares com Android também oferece modo escuro (que deve ser ativado, o que requer seguir uma série de etapas). Além de trocar as cores da interface, os usuários podem até mesmo alterar a cor de sites.

Samsung Internet Browser

Assim como o Chrome, o Samsung Internet Browser também vem com modo noturno (e método de ativação mais intuitivo). Apesar de ser desenvolvido pela Samsung, o browser pode ser obtido por celulares de outras fabricantes na Play Store.

Reprodução

Exploradores de arquivos

Na maioria dos casos, o Android vem com exploradores de arquivos diferentes, que variam de acordo com o fabricante. Já a lista de aplicativos da Play Store com modo noturno é um pouco escassa, mas dois programas se destacam.

Ace Explorer

Essa solução é uma opção bem completa de gerenciador de arquivos. Ela se destaca por ter pré-visualização para diversos formatos como imagens, músicas, vídeos e PDFs.

Ez File Explorer

Outra opção é o Ez File Explorer. Diferentemente do concorrente, ele se destaca por oferecer recursos avançados para quem precisa ter acesso a arquivos da rede ou do sistema. Além de permitir usar o modo noturno, possibilita mudar as cores de elementos individualmente.

Reprodução

Players de música

Outra categoria que tem muitos aplicativos na Play Store é a de players de música. Entre eles, diversas opções têm suporte a temas, mas são poucos os que trazem temas escuros ou noturnos de verdade.

Shuttle Music Player

Este se destaca por ter um visual bem simples: ele apresenta as músicas por capas de álbuns ou fotos de artistas. Seu diferencial, entretanto, está em temas: ele oferece o tema escuro em cinza ou preto, ideal para telas OLED.

Reprodução

Musicolet Music Player

Esta é uma opção mais completa e que tem outros recursos, como o suporte a letras de música e a editor de tags.

Leitores de notícias

Outra categoria importante para quem tem o costume de acessar diferentes sites são os leitores de notícias. Essas soluções se concentram em facilitar essa tarefa.

Feedly

O Feedly é um dos leitores de RSS mais tradicionais e está disponível em diversas plataformas. Felizmente, a versão para mobile do serviço já tem um modo noturno bem implementado.

Reprodução

Pocket

Quem lê as notícias pelo navegador, mas gosta de deixá-las salvas para acesso posterior pode usar o Pocket. Ele é uma ótima opção para essa tarefa.

Demais aplicativos do Google

Quem recentemente tem investido em modos noturnos para seus aplicativos é o Google. A companhia tem algumas opções interessantes.

YouTube

Seu modo noturno foi oferecido primeiro a usuários do iPhone.

Reprodução

Google Drive

O serviço de armazenamento de arquivos na nuvem passou por uma mudança recente no visual ao adotar o Material Design. Com ele, veio a possibilidade de utilizar o modo escuro.

Google Keep

Esse aplicativo, embora não seja tão popular, ajuda muito quem precisa organizar as tarefas do dia a dia.

Google Maps

Outro aplicativo famoso que faz bom uso do modo noturno é o Google Maps, que oferece informações sobre locais, rotas e trajetos.

Google Agenda

Mais um aplicativo para ajudar na organização do dia a dia é o Google Agenda. A ferramenta ajuda o usuário a definir os eventos dos quais quer participar.

Gboard

Apesar de não vir instalado em todos os dispositivos do Android, o Gboard é um dos teclados virtuais mais utilizados no sistema. Além de poder usar imagens personalizadas de fundo, o aplicativo também tem o modo escuro.

Google Calculadora

Mais um aplicativo que não vem instalado por padrão no Android. Além de ter a opção de modo noturno, ela traz recursos avançados, como fazer operações científicas e armazenar resultados.

Outros aplicativos

Evernote

Quem utiliza o Windows 10 talvez já tenha se deparado com o EverNote e o selecionado como aplicativo padrão para anotações e lembretes. Também disponível para Android, tem várias opções de sincronização e suporte ao modo noturno.

Wikipédia

A maioria das pessoas acessa a Wikipedia diretamente pelo navegador, já que suas páginas são facilmente encontradas em diversos buscadores. Entretanto, quem opta por utilizar seu aplicativo tem acesso a algumas funções extras, como buscas diretas no serviço, favoritos e até um tema noturno.

Reprodução

Discord

Para quem gosta de jogar online no celular ou no PC, o Discord é uma ótima opção para criar chamadas por voz.

Twitch

Mais uma ferramenta para quem curte games é o Twtich. O aplicativo para celular permite assistir transmissões de partidas ao vivo.