Um dos grandes atrativos do sistema Android é justamente a liberdade que ele dá para seus usuários poderem personalizá-lo da forma que preferir. Neste meio, estão inclusos os chamados launchers, que são programas utilizados para alterar a interface do sistema, adicionando até mesmo funções que não são encontradas de forma nativa.

Com muitas opções diferentes destes aplicativos na Google Play, você já deve ter ficado em dúvida por qual launcher optar, uma vez que algumas das opções gratuitas acabam trazendo propagandas em lugares indesejados no sistema. A seguir, confira os cinco melhores launchers para Android que não apresentam qualquer tipo de propaganda.

publicidade

Lawnchair Launcher

A primeira opção da lista traz o estilo visual encontrado nos aparelhos da linha Pixel do Google para qualquer celular. Entre seus atrativos, está o fato dele ser open-source e receber atualizações constantes com novos recursos.

Reprodução

publicidade

Além dos recursos do Pixel, mesmo para aparelhos mais antigos, o Lawnchair Launcher consegue implementar o sistema de notificações visto no Android Oreo.

Microsoft Launcher

A Microsoft pode até ter desistido do Windows Phone, mas ela vem melhorando e muito todos os seus aplicativos para outros smartphones. O Microsoft Launcher, por sua vez, consegue deixar o Android bem organizado, além de permitir uma integração mais fácil com os outros serviços da empresa, caso você os utilize.

publicidade

Reprodução

Outro destaque também fica para as ferramentas que lhe ajudam a gerenciar quanto tempo você passa no celular, o seu feed de notícias personalizável e a integração da função de linha do tempo com o Windows 10.

publicidade

POCO Launcher

Desde que foi lançado, o Pocophone chamou a atenção, não só pelo seu desempenho, mas também por seu design e sistema com uma usabilidade diferenciada. Felizmente, de forma oficial e gratuita, a Xiaomi disponibilizou o launcher do aparelho mesmo para quem tem um celular de outra marca.

No que diz respeito a recursos, o POCO Launcher pode até perder um pouco de destaque em comparação as outras opções desta lista, mas a sua fluidez e a forma de gerenciar os atalhos dos programas de seu celular devem chamar a sua atenção.

Niagara Launcher

Este launcher para Android ainda está em fase de testes, mas apesar disso já se encontra estável o suficiente para ser utilizado no dia-a-dia. Diferente das outras opções da lista, a principal intenção dele é organizar todos os seus aplicativos em uma lista, de forma que você não precise de mais de dois toques para abrir qualquer programa.

Reprodução

Outro recurso de destaque dele também fica por ocultar de forma padrão os bloatwares, que são aqueles aplicativos geralmente sem utilidade pré-instalados no celular.

Lean Launcher

A última opção da lista traz mais um launcher que preza pelo desempenho do aparelho buscando deixar ele com um aspecto mais puro, ou seja, o mais próximo possível da experiência de ter um Android sem modificações.

Reprodução

Outro ponto de destaque do aplicativo também fica por conta da quantidade de temas que ele possui, como um modo noturno, um mais iluminado e até mesmo um automático, que muda de acordo com o papel de parede utilizado por você.