Quando se utiliza muitos serviços que dependem de um login e senha, é necessário tomar cuidado para que suas informações não caiam em mãos erradas. Uma boa alternativa é recorrer a um gerenciador de senhas para manter as credenciais protegidas.

Veja a seguir uma lista com as 5 melhores opções de aplicativos gerenciadores de senha. Todos eles possuem planos gratuitos e são compatíveis com computadores e celulares.

LastPass

O serviço foi um dos primeiros desta categoria a se popularizar e até hoje continua como uma das melhores opções trazendo novas funcionalidades para os usuários. Nele, as suas informações são armazenadas localmente e só podem ser acessadas através de uma senha mestre.

publicidade

Reprodução

Para reforçar a proteção ainda é possível utilizar a autenticação de dois fatores através do Google Authenticator, dispositivos USB ou YubiKey. Utilizadores que optam pela assinatura premium do serviço também ganham 1 GB de espaço na nuvem para o armazenamento de documentos.

Keeper

O Keeper é mais um dos gerenciadores de senha multiplataforma que pode ser usado tanto em computadores quanto em celulares. Além de informações de logins e senhas, o Keeper traz opções para guardar números de cartões e até arquivos dos mais diversos tipos como vídeos ou fotos.

Reprodução

O seu grande diferencial está nos planos para empresas que contam com funções exclusivas, ideal em casos que logins e senhas precisem ser gerenciados por mais de uma pessoa. Se você o utilizar no celular, não se esqueça de usar o app a parte KeepFill para fazer logins de forma mais prática em seus outros aplicativos e sites.

Dashlane

Sendo um dos mais novos programas da categoria, ele tem se popularizado rapidamente devido a sua praticidade de uso e quantidade de recursos para segurança. Como uma de suas principais funcionalidades, além de armazenar senhas, é possível deixar os seus dados pessoais cadastrados nele para que campos necessários em cadastros de novos serviços sejam preenchidos automaticamente.

Reprodução

Mais uma função exclusiva dele fica por conta de monitorar a segurança das senhas que você tem cadastradas. Caso algum problema surja com uma delas, o Dashlane é capaz de resetar todas as senhas cadastradas com um único clique para interromper qualquer acesso suspeito.

Zoho Vault

Esta ferramenta é uma das mais completas para empresas, apesar de ser gratuita para uso pessoal. Além dos recursos mais padrões, ele traz um gerador de senha com diversas opções de parâmetros.

Reprodução

Como diferencial, além de guardar as informações básicas dos logins e senhas, para cada um deles é possível adicionar informações extras acerca delas. Quem estiver vindo de outros gerenciadores, também encontrará facilidade para usar o novo serviço com a sua ferramenta de importação de dados.

RoboForm

Tendo o seu desenvolvimento iniciado em 1999, o Roboform passou por grandes transformações nas últimas versões e hoje tem um dos conjuntos mais completos dos gerenciadores de senha.

Contando com versões para computadores e celulares, você não precisa entrar com suas informações de logins e senha manualmente, basta instalar a versão desejada e ele monitorará apenas os dados que devem ser gravados para formar seu banco de dados de credenciais.

Reprodução

Outro ponto positivo fica pelo acesso offline a suas informações. Uma vez que os dados ficam armazenados localmente, mesmo sem conexão com a internet você ainda tem o acesso a eles. Por fim, além das senhas, ele também deixa guardar informações de seus contatos, favoritos de navegadores e até senhas programas do Windows.