Durante um dia de trabalho onde precisamos fazer muitas pesquisas, acabamos deixando muitas abas do Chrome abertas, seja para ficar consultando relatórios, cotações em tempo real e mesmo usar os sites do próprio trabalho, com formulários e campos de cálculo.

O fato é que o hábito e a necessidade de abrir muitas guias no navegador torna-se um problema para a maioria dos PCs (seja com Windows ou MacOS), simplesmente porque deixando todas abertas, o Google Chrome consome uma tonelada de memória RAM.

publicidade

O OneTab é uma extensão do Chrome que permite ter o acesso a todas as abas sem ter que mantê-las abertas. E também está disponível para o Firefox.

Ao clicar no pequeno ícone do OneTab, ele converte todas as guias abertas em uma lista. Quando precisar voltar para elas, poderá restaurar a aba individual de que precisa ou todas ao mesmo tempo.

publicidade

Os criadores da extensão dizem que usá-la pode economizar até 95% de memória. Isso, naturalmente, dependerá do número de abas que você deixa aberto regularmente, mas ainda assim você deve notar uma economia de memória, verificando que não há perda de velocidade.

Reprodução

publicidade

Exemplo de uso da exxtensão Onetab. As 22 abas abertas ficam em apenas uma. Ótimo para economizar memória e manter o desempenho

O OneTab também permite converter a lista de abas abertas em uma página da web para compartilhar com os amigos. Isso significa que posso enviar todos os eventos de uma pesquisa que estou fazendo para meus contatos simplesmente criando uma rede de links. Ou também posso enviar esse trabalho de documentação para mim mesmo e fechar todas as guias permanentemente.

publicidade

Embora o recurso de compartilhamento seja ótimo, a utilidade real é economizar memória. Se você costuma deixar tantas abas abertas, o OneTab pode fazer a diferença entre ter um computador funcional e ver aquela roda da morte do Windows girando muitas vezes seguidas até conseguir acessar alguma coisa.

Por isso, essa é uma daquelas extensões em que o Google deveria se espelhar e colocar como parte integrante do Chrome.

Download da extensão OneTab para Chrome

Download da extensão OneTab para Firefox