Com certeza já aconteceu com você: seu navegador está com um monte de abas abertas e, de repente, uma delas começa a tocar uma música. Então você precisa descobrir de qual delas o som está vindo e o que está fazendo barulho nela. E, muitas vezes, a origem do incômodo é um vídeo que começou a rodar sozinho quando você abriu aquela aba.

Infelizmente, propagandas em vídeo que rodam automaticamente ainda são bem comuns pela internet. Mas, felizmente, é possível mudar uma configuração no Chrome e no Opera que impede que quaisquer vídeos comecem a rodar sem que você solicite. E mudar essa configuração é um procedimento surpreendentemente simples.

Abaixo, ensinamos a impedir que os navegadores rodem vídeos e áudios automaticamente com apenas três cliques. Confira:

1. Clique neste link. Se não funcionar, copie e cole o endereço a seguir na barra do seu navegador: chrome://flags/#autoplay-policy ;

publicidade

2. Você será levado a uma página chamada “Experimentos”, que traz uma série de opções em fase de testes para os navegadores. No topo da página, deve haver uma opção chamada “Autoplay policy”. Clique no menu abaixo dela;

Reprodução

3. O menu contém uma série de opções; dentre elas, escolha a última (“Document user activation is required”). Pronto! Seu navegador não executará mais vídeos sem que você ative-os manualmente.

Reprodução