Recentemente, muitos internautas tiveram seus dados roubados através de um golpe que está se tornando cada vez mais comum: o do cupom de desconto falso. Mais de 100 mil pessoas foram atingidas pelo falso desconto de R$ 70 no McDonald’s e outras 40 mil pelo de R$ 100 do Uber.

Os cibercriminosos, basicamente, enviam um e-mail ou uma mensagem para a vítima informando a promoção e pedem para que ela acesse um link para conseguir o desconto. Ao clicar no link, a pessoa é redirecionada para uma página com layout parecido com da empresa que dizem estar oferecendo o desconto, na qual é preciso passar informações pessoais.

publicidade

Veja como identificar um anúncio falso e evitar cair em golpes:

Links

publicidade

A regra principal da segurança na internet é não clicar em link ou abrir arquivos enviados por contatos desconhecidos. Isso também vale sobre preencher cadastros com informações pessoais em sites desprotegidos, ou seja, sem o https.

Anúncio

publicidade

Antes de clicar no link, o internauta deve verificar se o anúncio faz algum sentido. Por exemplo, o McDonald’s não é conhecido por oferecer descontos em forma de dinheiro e sim cupons, que, quando apresentados, podem ser trocados por lanches ou outros pratos da rede que já estejam indicados na oferta.

Já os aplicativos de transporte, como Uber, Cabify, 99, EasyTáxi, costumam conceder descontos na primeira viagem ou pela indicação de novos usuários com um código pessoal, sem a necessidade de se cadastrar.

publicidade

Páginas

Os links dos e-mails de phishing costumam levar para uma página construída para se parecer com os sites de empresas populares. No entanto, o endereço do site é diferente do original, por isso, verifique se o nome está escrito corretamente ou se não tem nenhum elemento estranho. Vale a pena também procurar por erros ortográficos e gramaticais nos textos da página e no e-mail recebido.

Fontes oficiais

Na dúvida, entre em contato com a empresa pelos canais de atendimento ou redes sociais para saber se o cupom é verdadeiro. O McDonald’s, por exemplo, mantém uma página de cupons na qual o usuário pode resgatar um código de uso único gratuitamente.