A Google Play é a loja oficial de aplicativos do Google para o seu sistema Android, que roda em diversos tipos de dispositivos, que vão desde smartphones até TVs. Anualmente, é promovido também o Google Play Awards, uma espécie de evento para premiar os aplicativos que mais merecem destaque.

No final do mês de abril, a Google havia anunciado quais eram os aplicativos e jogos indicados para o prêmio. Por sua vez, hoje, dia 7 de maio, a Google anunciou os vencedores do evento da edição de 2019. A seguir, confira quem são os vencedores do Google Play Awards 2019.

publicidade

Aplicativo de bem-estar – Woebot

Aplicativos que ajudam as pessoas a criarem ou manterem bons hábitos mesmo com o celular em mão tem estado em alta recentemente. Para a categoria que aborda este assunto, o vencedor foi o aplicativo Woebot.

Para ajudar seus utilizadores, o aplicativo manda constantemente mensagens para saber como foi o dia a dia das pessoas, afim de ajuda-las a aliviar o stress e detectar sintomas de depressão, por exemplo. Infelizmente, apesar de poder ser baixado no Brasil, o programa ainda está em inglês.

publicidade

Aplicativo de acessibilidade – Envision AI

Assim como o nome desta categoria sugere, aqui o prêmio é para os aplicativos destinados a ajudar pessoas com algum tipo de deficiência. O vencedor deste ano foi o Envision AI, que auxilia os deficientes visuais.

publicidade

Quando utilizado, através do acesso a câmera do aparelho, o Envision AI consegue extrair informações das imagens obtidas para descrevê-las a seus utilizadores.

publicidade

Aplicativo de impacto social – Wisdo

A categoria de impacto social traz aplicativos que criam comunidades entre pessoas. Desta vez, o vencedor foi o aplicativo Wisdo, que até funciona de forma parecida com o Woebot, mas com pessoas de verdade.

Nele, existem diversos grupos destinados a assuntos como ansiedade, redução de stress, bullying e outros temas. Ao entrar em um deles, você estará conectado com outras pessoas para dividir relatos e outras experiências.

Reprodução

Jogo mais bonito – Shadowgun Legends

O nome desta categoria é bem sugestiva e traz o game com os melhores gráficos do Android. O vencedor deste ano é o Shadowgun Legends, um game que mistura elementos de RPG e FPS em confrontos contra outros jogadores.

Sendo dos mesmos criadores do clássico Dead Trigger, aqui você precisará salvar mais uma vez a humanidade, mas lutando contra alienígenas que invadiram a Terra.

Aplicativo de melhor experiência da sala de estar – Neverthink

Esta categoria do Google tem como foco os programas de entretenimento para você não perder tempo na hora de relaxar. Quem ganhou este ano foi o aplicativo Neverthink, que procura conteúdos em vídeo de acordo com o seu gosto.

O uso do programa é bem simples, sendo preciso que você escolha os canais disponíveis dentro dele uma vez, para que da próxima vez que ele for aberto, o conteúdo já seja automaticamente selecionado para você. É claro, o uso do programa fica ainda melhor com o uso de um Chromecast.

Aplicativo mais inovador – Tick Tock: A Tale for Two

Esta categoria do Google sempre premia o aplicativo ou jogo que tenha mostrado um novo conceito. Para este ano, a escolha ficou para o jogo de puzzle Tick Tock: A Tale for Two.

Diferente da maioria dos jogos da Google Play ou de puzzles comuns, a grande diferença deste título é que ele foi planejado para ser jogado em duas pessoas, de formas elas contribuam entre si para solucionar os seus mistérios.

Aplicativo para mercados emergentes – Canva

Assim como o seu nome sugere, esta categoria traz aplicativos práticos que acabam se popularizando em algumas regiões. O vencedor deste ano foi o Canva, um editor gráfico que traz layouts prontos para deixar as edições acessíveis a todos.

Além dos templates, é claro, os seus utilizadores também podem criar projetos a partir do zero. Outro de seus destaques, é que as criações feitas nele saem no tamanho e formato certo para serem postadas em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e outras.

Reprodução

Aplicativo mais disruptivo – SLOWLY

Nesta categoria, a Google Play seleciona um aplicativo útil, mas que não era esperado, ou seja, apps que acabam fugindo das funções convencionais. O vencedor dela acabou sendo o SLOWLY, que encontra “amigos postais”.

A ideia do aplicativo é criar uma rede em uma espécie de correios virtuais, em que as pessoas que fazer parte dele podem enviar cartas e até colecionar selos.

Reprodução

Jogo mais disruptivo – Marvel Força Strike

Assim como a última categoria mencionada, aqui fica o jogo mais inesperado. O escolhido desta vez não foi um jogo indie, mas sim o game Marvel Força Strike, que traz um RPG com os personagens da marca.

No jogo, você deverá recrutar os seus personagens favoritos e evoluir as suas habilidades para avançar em confrontos que ameaçam a paz. Os combates dele acabam sendo bem táticos, com 5 personagens para cada lado.