O Fortnite foi finalmente anunciado para Android, mas com um grande “porém”: o jogo não será lançado na Play Store. Isso fez com que criminosos aproveitassem a fama do game para tentar distribuir versões falsas do aplicativo para os smartphones com o sistema do Google. A estimativa é que o número de pessoas atingidas por este tipo de golpe já passe dos milhões.

Se você é um dos que aguardam ansiosamente para ter o jogo no seu smartphone, é melhor ter paciência e muita cautela. Afinal, o game saiu apenas para os telefones Galaxys e todos os demais jogadores terão que se inscrever para ganhar um convite para a versão beta. Confira a seguir dicas do Olhar Digital para não cair em golpes envolvendo o Fortnite:

publicidade

1 – Baixe apenas pelos métodos oficiais:

Se você tem um Galaxy: Inicialmente, apenas alguns telefones e tablets da Samsung podem ter acesso direto ao Fortnite para Android. São eles: Galaxy S7, S7 Edge, S8, S8+, S9, S9+, Note 8, Note 9, Tab S3 e Tab S4. Se você tem algum deles, procure pelo aplicativo “Galaxy Apps” no seu telefone. Ao abrir a loja, busque pelo game e, antes de instalar, faça login com sua conta da Samsung no dispositivo. Feito isso, o instalador do jogo será baixado para o seu telefone e, em seguida, será necessário aguardar um download complementar.

publicidade

ReproduçãoSe você tem outro telefone: Se possuir algum outro smartphone Android, é preciso primeiro se cadastrar no site da Epic Games. Para fazer isso, basta acessar este link e clicar no botão amarelo para fazer a sua inscrição. Neste momento, será possível fazer login com a sua conta de outro console ou dispositivo para sincronizar o seu progresso. Em seguida, aguarde o envio do convite para download do instalador chegar ao seu e-mail. Para que tudo funcione, será necessário permitir a instalação por fontes desconhecidas;

Reprodução2 – Jamais tente baixar pela Play Store

publicidade

Ao contrário do que é recomendado normalmente, o usuário não deve buscar pelo Fortnite na loja do Google neste primeiro momento. A Epic Games já confirmou que não tem interesse em lançar o jogo na Play Store e nada indica que a empresa pode mudar de ideia em um futuro próximo. Com isso, é possível que pessoas mal-intencionadas aproveitem brechas de segurança no processo de verificação do Google para lançar aplicativos falsos ou até maliciosos em alguns casos.

3 – Não abra links e APKs enviados via WhatsApp ou redes sociais

publicidade

ReproduçãoAssim como em muitos assuntos de repercussão, é possível que criminosos aproveitem a popularidade de Fortnite para distribuir links e arquivos falsos por redes sociais. Portanto, ainda que algum amigo ou grupo de pessoas confiáveis envie algo para você, evite instalar ou abrir o conteúdo. Afinal, o telefone do indivíduo pode já ter sido infectado e este não saber que a mensagem está sendo distribuída sem o seu consentimento.

4 – Evite lojas alternativas

Embora a recomendação seja baixar aplicativos apenas dentro da Google Play, algumas lojas e repositórios alternativos têm boa fama e fazem verificação dos APKs distribuídos. Entretanto, a Epic Game já ordenou que o APK Mirror, uma das fontes mais confiáveis, parasse de oferecer links para download do game. Com isso, a probabilidade é que APKs só estejam sendo distribuídos em lojas menos conhecidas e com grau de insegurança considerável.

5 – Use antivírus para escanear arquivos no seu celular

ReproduçãoSe você já possui um arquivo de instalação do Fortnite no seu smartphone que não tenha sido baixado no site da Epic Games, utilize um aplicativo antivírus ou site para varrer o APK em busca de malware. Com isso, é possível garantir, pelo menos, segurança contra os tipos mais comuns de ameaças.

6 – Tenha paciência

Por mais ansioso que você possa estar para ter o jogo no seu celular, Fortnite ainda está disponível em fase beta e para um número limitado de smartphones. Ou seja, a melhor alternativa é aguardar até que a Epic Games faça uma liberação mais ampla do título e derrube a necessidade de convite para ter acesso ao beta ou à versão final. Neste momento, é preciso ter cautela para que alguém mal-intencionado não use a sua ansiedade para tirar vantagem ou roubar dados valiosos do seu smartphone.