O Google liberou na última semana seu app de fita métrica, o Measure, para mais aparelhos com Android — todos os que são compatíveis com seu padrão de realidade aumentada. Para funcionar, o aplicativo precisa apenas do ARCore instalado e de acesso a câmera. De resto, basta apontá-lo para o objeto que você quer medir e arrastar a régua digital.

As medidas não são precisas, e o próprio Google avisa que não passam de estimativas. No caso da foto acima, da perna da mesa, o aplicativo praticamente acertou (conferimos na trena de verdade). Mas, nos casos abaixo, ele errou feio. Então, leve isso em consideração antes de usar o Measure, que pode até ter sua utilidade na hora do aperto, quando uma aproximação já basta. Baixe-o por aqui e veja como usá-lo a seguir:

1. Ao abrir o aplicativo, a primeira coisa a se fazer é “acostumá-lo” ao ambiente. Para isso, mova o celular como o indicado pela animação na tela, “mostrando” à câmera todas as texturas no ambiente para que ela saiba como diferenciá-las.

publicidade

2. Quando o processo terminar, o app vai mostrar um pontilhado branco no chão. É sobre ele que você precisa posicionar a régua “Lenght” para medir o comprimento ou a largura e “Height” para descobrir a altura aproximada.

3. Mova as pontas da régua da área pontilhada para as bordas do objeto que você quer medir — no caso aqui, a largura da porta, mas sem contar os vidros. Para salvar, toque na câmera que aparecerá no canto superior direito da tela. No caso aqui, o app errou por muito: a porta tem, na verdade, 80 centímetros de largura.

4. Antes de tirar a outra medida, aperte o ícone de lata de lixo que aparece na parte de baixo da tela para que a anterior seja descartada. Depois, arraste a nova régua para a área pontilhada e repita o passo 3, movendo as pontas para as bordas do objeto. O resultado aqui também não foi muito bom: a porta tem, na verdade, pouco mais de 2 metros de altura, e não quase 2,30m.