Desde o Windows 8, com o uso de contas Microsoft para fazer o login no Windows, uma tela de bloqueio é mostrada para que se possa usar o sistema. Apesar de ser uma medida importante de segurança, pode ser que você não precise dela e esteja procurando uma inicialização mais rápida.

Diferentemente do que acontecia no Windows 7 ou em versões anteriores, entretanto, o caminho para desabilitar essas etapas da inicialização do sistema está um pouco mais escondido nas configurações. A seguir, veja como fazer o Windows entrar em sua conta principal sem mostrar a tela de bloqueio e sem solicitar login e senha:

  1. Aperte as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10 e entre em “Contas”:

    Reprodução

  2. No menu da esquerda, entre em “Opções de entrada”:

    Reprodução

  3. Em “Exigir entrada”, coloque como “Nunca” e feche a janela:

    Reprodução

Esta primeira parte do passo a passo faz que o Windows evite situações em que ele deve pedir o login. Agora, a segunda parte do tutorial mostra a configuração escondida do sistema para desabilitar o pedido de login na inicialização da máquina e a tela de bloqueio. Confira:

  1. No “Menu Iniciar”, procure por “Netplwiz” sem as aspas e abra-o:

    Reprodução

  2. Desmarque a opção “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador” e clique em “Aplicar”:

    Reprodução

  3. Neste momento, o Windows pedirá o login e a senha utilizada para destravar o computador. É necessário ter atenção nessa etapa se você utiliza uma conta da Microsoft para o login: se for o seu caso, é necessário colocar o endereço de e-mail completo no campo usuário. Já a senha, é a do e-mail, que também é utilizada para destravar o computador:

    Reprodução

  4. De volta à tela anterior, clique em “Ok”.

Na próxima vez que você ligar o computador, o Windows 10 demorará alguns segundos a mais apenas para aplicar esta configuração que foi realizada nele. Em compensação, nas vezes seguintes em que ele for ligado ou reinicializado, o tempo de boot voltará ao normal e o sistema não pedirá o login e senha ou sequer mostrará a tela de bloqueio.

publicidade