O Facebook possui uma tecnologia nativa de reconhecimento facial e de objetos, animais e outros elementos. No entanto, a rede social não deixa essa informação visível para o usuário na maioria das vezes, usando a tecnologia apenas para “tags” de conteúdo. Felizmente, uma extensão para Google Chrome e Firefox é capaz de dedurar o que a rede social sabe sobre suas fotos.

Para te ajudar a descobrir, o Olhar Digital mostra abaixo um passo a passo da instalação e uso da extensão. Infelizmente, o complemento não está disponível na Chrome Web Store, exigindo alguns passos adicionais em relação ao Firefox. Confira a seguir como usar a extensão “Show Facebook Computer Vision”:

publicidade

Como instalar no Chrome

1. Faça o download dos arquivos da extensão para o seu computador e extraia seu conteúdo para alguma pasta;

publicidade

Reprodução2. Abra o endereço chrome://extensions/ em uma nova aba e ative o Modo de Desenvolvedor no topo da tela;

Reprodução3. Clique em “Carregar sem compactação” no topo da tela;

publicidade

Reprodução4. Procure pela pasta com o conteúdo da extensão e toque em OK. A extensão será adicionada e ativada;

Reprodução5. Agora, é só ir até o Facebook para começar a ver as tags. A extensão mostrará as pessoas e objetos identificados na parte superior direita da tela;

publicidade

ReproduçãoPronto! Agora é só conferir o que o Facebook sabe sobre as suas imagens e as de amigos.

Como instalar no Firefox

ReproduçãoPara usar a “Show Facebook Computer Vision” no Firefox, basta entrar na loja de extensões do navegador e clique no “+Add to Firefox”. Feito isso, basta entrar no Facebook para começar a ver as tags que a rede social identifica nas suas fotos.