Proteger uma rede Wi-Fi com senha é uma medida fundamental de segurança. Caso contrário, qualquer um pode se conectar a ela e usar a internet à vontade. Digamos que, por algum motivo, você esqueceu qual senha definiu para o roteador.

Felizmente, existem maneiras simples de descobrir o código de acesso: é possível fazer isso pelo celular, pelo computador ou pelo roteador usado para a internet sem fio. Veja, a seguir, como fazer isso.

Recupere a senha do Wi-Fi pelo Windows

Caso você ainda tenha algum computador que consiga se conectar à rede Wi-Fi e esteja com o Windows, é possível recuperar a senha sem precisar acessar o roteador. Veja:

  1. Abra o “Painel de controle”.
  2. Entre em “Rede e internet”.
    Reprodução

  3. Na área “Central de Rede e Compartilhamento”, clique em “Exibir o status e as tarefas da rede”.
    Reprodução

  4. Agora, procure o nome da conexão e clique nele.
    Reprodução

  5. Na nova janela, entre em “Propriedades da conexão sem fio”.
    Reprodução

  6. Na guia “Segurança”, marcar a opção “Mostrar caracteres” e veja a senha da rede.
    Reprodução

Como recuperar a senha pelo Android

Para recuperar uma senha Wi-Fi salva no Android, infelizmente é necessário ter o root no aparelho. Em compensação, o processo é simples. Confira:

publicidade
  1. Obtenha um gerenciador de arquivos, como o ES File Explorer.
  2. Nele, navegue até “Data > Misc > Wifi”. Abra o arquivo “wpa_supplicant.conf” com o “ES Note Editor”.
    Reprodução

  3. A senha está na linha “psk”, logo abaixo do nome da rede.

Se os drivers adb estiverem instalados na máquina e o modo de desenvolvedor estiver habilitado no smartphone, o arquivo pode ser obtido no computador sem a necessidade de root. Apesar dessa possibilidade, o processo via adb não é recomendado, pois está sujeito a erros e pode demorar para ser completado. O único comando necessário é: “adb pull /data/misc/wifi/wpa_supplicant.conf c:/wpa_supplicant.conf”. O arquivo será copiado para a raiz do HD e pode ser aberto no bloco de notas.

Descubra a senha do Wi-Fi pelo roteador

Esse é o método mais eficaz para a recuperação da senha. Idealmente, é preciso conectar um cabo ao roteador, mas se houver um aparelho com acesso ao Wi-Fi emitido por ele, também é possível fazer as etapas a seguir. Veja:

  1. Aperte as teclas “Win + R” e escreva “cmd” (sem as aspas). Aperte “Enter”.
    Reprodução

  2. Insira o comando: “ipconfig” e anote o endereço do “Gateway” padrão.
    Reprodução

  3. No navegador que preferir, acesse o IP anotado como se fosse um site.
  4. Nessa tela, será solicitado um login e uma senha para acessar o painel de controle do roteador. Caso não saiba as credenciais, tente a palavra “admin” nos dois campos. A maioria dos roteadores vem com um adesivo que contém essa informação.
    Reprodução

  5. No menu “Opções”, escolha “Wireless” e clique em “Wireless Security”.
    Reprodução

  6. A senha deve aparecer com as configurações da rede.
    Reprodução

Os nomes e as posições das funções referentes a esse método podem variar de acordo com o fabricante do roteador, mas o processo não muda. Na última etapa, além de ver a senha, você pode trocá-la.

Se com essas três alternativas ainda não for possível recuperar a senha, infelizmente, será preciso fazer um reset no roteador. Isso é feito em um botão que, geralmente, fica na parte de trás do dispositivo. O processo apaga todas as configurações de rede e é necessário refazê-las.

Além disso, ele afeta todos os dispositivos conectados à rede Wi-Fi. Com isso, eles podem ficar sem acesso à internet até que outros usuários reconfigurem suas máquinas de acordo com a nova rede.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!