Ao ter que dividir o computador com mais de uma pessoa é necessário tomar algumas precauções com os arquivos que ficam armazenados localmente nele. Se você tem algo que só você pode ter o acesso, uma boa solução é proteger tal conteúdo por uma senha.

Para realizar esta tarefa, o caminho mais fácil é a utilização de um pequeno programa que esconderá as pastas do computador e, para exibi-las, será necessário possuir uma chave mestre que o destrava. A seguir, veja como proteger o acesso a pastas que estão no seu computador:

Definindo a senha mestre

O primeiro passo para usar o aplicativo da matéria é realizar o seu download e já deixá-lo com uma senha que será necessária para gerenciar os itens dentro dele. Veja como fazer:

publicidade
  1. Acesse este site e realize o download do HiddenDir;

    Reprodução

  2. Extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso;
  3. Ao executar o programa, na tela inicial, clique em “Password”;

    Reprodução

  4. Defina uma senha, confirme ela e clique em “Set Password”.

    Reprodução

Escondendo as pastas

Agora que a senha já está definida, você pode adicionar as pastas ao programa que deverão ficar escondidas no sistema. Confira:

  1. Na tela inicial do programa, clique em “Hide”;

    Reprodução

  2. Selecione a pasta a ser escondida e clique em “Ok”.

    Reprodução

Neste momento, os outros usuários do computador não saberão que a pasta existe em seu computador. Para que você volte a ter o acesso a ela, será necessário abrir o HiddenDIR, selecionar a pasta na lista pela coluna “Select to Unhide” e utilizar a opção “Unhide”, assim como sugere a imagem abaixo.

Reprodução

Dica extra

Para que outras pessoas não desconfiem que você tem um programa para esconder arquivos, você pode renomear o nome do programa, já que ele é portátil e isso não altera o seu funcionamento. Caso queira ir mais além, também é possível trocar o ícone dele pelo próprio Windows para deixá-lo mais escondido.

O Olhar Digital publicará em breve outra matéria que ensina a proteger pastas por senha no Windows sem a necessidade da instalação de um aplicativo para isto. Entretanto, este outro processo é recomendado para usuários mais avançados e envolve a criação de um arquivo de script com a extensão BAT para a tarefa.