Para escutar músicas no dia-a-dia, há quem opte pelo Android como player de música. A escolha é compreensível, afinal, a maioria das pessoas leva o celular por onde anda. Além do app padrão Google Música, que acompanha grande parte dos aparelhos, a Google Play tem inúmeras opções de aplicativos com esta mesma finalidade.

Para conhecer um pouco mais sobre estas alternativas e saber qual delas se adequa a você, o Olhar Digital selecionou os 3 melhores players de músicas da loja do Google. Confira a seguir quais as suas principais qualidades e defeitos.

publicidade

Antes de prosseguir com a lista, é importante dizer o critério adotado para a elaboração deste material: todos os aplicativos são gratuitos e não trazem anúncios intrusivos, mas podem ter alguma função premium. 

Shuttle Music Player

publicidade

O primeiro player da lista preza pela simplicidade em sua interface. Logo ao abri-lo, você encontrará todos os CDs armazenados no Android separados por fotos dos cantores.

Além disto, o aplicativo também possui uma série de filtros que se baseiam nas tags dos arquivos. Desta forma, você consegue navegar por gêneros, álbuns e até mesmo visualizar a lista completa de músicas.

publicidade

Já no quesito reprodução, o aplicativo traz um total de 10 equalizadores, mas que vem desligados por padrão. Eles abrangem apenas os gêneros mais famosos, e apesar de fazerem a diferença, talvez ainda sejam necessários alguns ajustes extras para que suas músicas fiquem perfeitas.

Reprodução

publicidade

Contras

Apesar de respeitar as tags dos arquivos e trazer uma boa navegação devido a elas, o editor de tags do programa só está disponível em uma versão paga do Shuttle, assim como outros recursos mais simples como a navegação por pastas e temas extras.

Conclusão

Contando com uma interface bem organizada e sendo livre de anúncios, apesar de possuir alguns recursos pagos, o Shuttle consegue agradar a quem está preocupado em escutar música diretamente pelo celular.

A única ressalva para o uso dele fica por conta de alguns recursos básicos, mas que acabam sendo pagos, como a navegação por pastas. Outros itens ainda nesta lista, envolvem temas avançados, já que em sua versão gratuita você tem apenas 3 opções para mudar o visual.

Pi Music Player

Este player de música diferente da opção mostrada anteriormente, tem uma interface com mais elementos, mas que não prejudicam encontrar o que deseja escutar. A explicação para um visual destes se deve a grande quantidade de recursos que o programa traz.

Além da tradicional reprodução de músicas, você tem uma área destinada para audiobooks e podcasts, que não se misturam as outras playlists. Ao conhecer outras pessoas que também utilizem o Pi Music Player, é possível enviar uma música a elas com um código gerado pelo Pi Power Share, um recurso do próprio programa, que dispensa configurações de rede ou algo do tipo.

Reprodução

Contras

Apesar das músicas ficarem bem organizadas, em alguns testes o aplicativo não obteve as capas de todos os CDs. A função para a edição delas ou de tags também não é intuitiva e o seu uso é complicado.

Conclusão

Trazendo a coleção organizada por listas, você consegue acessar rapidamente qualquer conteúdo que deseja. Os equalizadores do aplicativo, também funcionam bem, e tem opções interessantes e avançadas como um impulsionador de graves.

As funções extras como o compartilhamento de músicas e um pequeno criador de toques telefônicos são bem vindos. Infelizmente, quem não tem o costume de editar as tags das músicas pelo computador terá dificuldade de se organizar dentro do aplicativo.

Musicolet Music Player

A última opção desta lista mistura um pouco do que foi visto nos dois players anteriores. Contando com organizações por capas ou listas, você navega entre as músicas do aparelho através das guias que ficam na tela inicial do programa.

Um recurso interessante e exclusivo dele fica por conta de criações automáticas de playlists com as músicas que você mais escuta. Os equalizadores dele seguem o padrão de outros players, sem adicionar muitas funções avançadas.

Reprodução

Contras

Apesar do player funcionar muito bem e a organização do acervo ser bem feita, quando é necessário acessar opções avançadas do programa o processo se torna um tanto confuso. No menu de configurações, por exemplo, todas as funções ficam em um mesmo local.

A falta de um download automático de capas também é sentida, apesar da adição delas serem feitas facilmente, uma vez que você as tenha salvo no celular.

Conclusão

Por ser completamente gratuito, sem sequer trazer anúncios, o Musicolet é uma ótima opção. Você pode levar um tempo até se acostumar com a interface dele, mas isso não chega a ser um contra, já que ela é bem funcional.

As opções que ele traz de temas e widgets são diversas e quando configuradas, melhoram a usabilidade dele. Por fim, o seu consumo de memória é mínimo e ele funciona bem até mesmo em celulares com pouca memória.