O Windows 10 possui diversas ferramentas de sistema que podem ajudar tanto a identificar quanto solucionar problemas que afetem o desempenho do dispositivo.

Selecionamos abaixo uma lista com sete dessas ferramentas e explicamos como elas podem ser úteis para o seu computador.

publicidade

Monitor de recursos

Para ver com mais detalhes o uso dos recursos do seu computador, essa ferramenta pode ser bastante útil. Abra o menu Iniciar e comece a digitar “Monitor de recursos” para encontrar a ferramenta, e depois é só clicar para abrir.

publicidade

Ele exibe processos que estão sendo usados no disco ou na rede, facilitando a identificação de coisas que podem estar consumindo mais do que o seu PC aguenta. É uma forma mais detalhada de ver o que roda na sua máquina em relação ao Gerenciador de Tarefas.

Monitor de desempenho

publicidade

Este app coleta dados de diferentes fontes e oferece uma visualização mais simplificada para você observar dados de desempenho com o passar do tempo – o que pode ajudar a determinar como certas mudanças de sistema afetam o desempenho do seu computador – assim como permite, em casos mais avançados, o monitoramento de um computador remoto em tempo real.

Para encontrá-lo, é só abrir o menu Iniciar e digitar “Monitor de desempenho”.

publicidade

Gerenciamento do computador

Mais uma ferramenta administrativa bastante útil, o Gerenciamento do computador pode ser encontrado na pasta “Ferramentas administrativas” dentro do Painel de Controle.

Ele compila uma série de pequenas ferramentas com diferentes utilidades, que vão desde agendamento de tarefas ao gerenciamento de disco. Alguns exemplos:

  • Agendador de tarefas: veja o que está agendado para ser realizado no seu computador, assim como também dá para agendar tarefas para ele realizar em determinados horários;
  • Visualizador de eventos: uma ferramenta para visualizar e filtrar eventos de sistema, desde instalações a falhas de software;
  • Pastas compartilhadas: confira quais pastas do seu computador estão compartilhadas com outras pessoas com acesso à rede em que o computador está ligado;
  • Gerenciador de dispositivos: uma forma fácil de ver quais dispositivos estão ligados ao seu computador, além de dar a opção de desativar e atualizar drivers;
  • Gerenciamento de disco: um gerenciador de partições para você controlar melhor o uso do disco.

Diagnóstico de Memória do Windows

Abra o menu Iniciar e digite “Diagnóstico de Memória” para encontrar essa ferramenta, que oferece duas opções: reiniciar o PC na hora, ou verificar problemas na próxima inicialização. O que ela faz? Checa a memória do seu computador em busca de defeitos que podem comprometer o desempenho dele.

Limpeza de disco

Abra o menu Iniciar e busque por “Limpeza de disco” para chegar a esse recurso bastante útil e simples. Como o nome sugere, ele serve para você limpar o disco do seu computador: não necessariamente formatar, mas eliminar parte dos arquivos que ocupam seu espaço e não são mais úteis.

Configuração do sistema

Nem todo mundo sabe da existência dessa ferramenta útil, e seria ótimo se mais pessoas soubessem dela. A Configuração do Sistema, acessível ao buscar pelo recurso no menu Iniciar, permite gerenciar quais apps vão iniciar junto com o Windows, além de alguns recursos avançados úteis para quem tem mais de um sistema operacional instalado no computador.

Informações do sistema

Não sabe os detalhes do seu computador? As Informações do Sistema mostram tudo o que você precisa saber. Confira qual versão do Windows está instalada, qual é exatamente o seu processador, qual é a placa-mãe, e várias outras coisas. Para encontrar a ferramenta, é só buscar “Informações do sistema” no menu Iniciar.