Escolher uma TV nova não é uma tarefa muito fácil. É preciso analisar quesitos como qualidade de imagem, som, resolução, entre várias outras coisas diferentes. E também software. Afinal de contas, em tempos de consumo de mídia vinculado à internet, é importante que a sua TV tenha acesso bom a serviços como YouTube e Netflix.

Existem muitos sistemas operacionais diferentes para Smart TVs, o que dificulta ainda mais a escolha. Ou talvez não – você pode deixar isso de lado e apostar em um Chromecast. Abaixo separamos algumas coisas que o Chromecast faz melhor do que muitas das Smart TVs.

publicidade

1. Simplicidade

O Chromecast é extremamente simples: conecte à porta HDMI da TV e a alguma fonte de energia (tanto uma das portas USB da TV quanto uma tomada), configure a sua rede Wi-Fi e pronto, é só usar.

publicidade

Smart TVs podem ser mais complexas em alguns casos. No Chromecast, os apps não precisam ser instalados, já que você dá o comando pelo smartphone e ele abre o app específico. Nas Smart TVs, talvez você tenha que passar um tempo até encontrar o app da Netflix para começar a ver um vídeo.

2. Controles

publicidade

Como dissemos anteriormente, o Chromecast é controlado pelo smartphone, ou pelo PC. Por isso ele é bem mais fácil de ser usado do que Smart TVs convencionais, com controles nem sempre intuitivos.

Recursos como reconhecimento de voz não funcionam perfeitamente, então buscar o vídeo que você quer no YouTube é um pouco mais difícil na Smart TV. Já tentou digitar usando o controle da TV? Não é muito prático.

publicidade

No Chromecast, você pode buscar o vídeo pelo app do YouTube, tocar no ícone do Google Cast e pronto, ele começa a ser reproduzido na TV. Todos os controles aparecem na tela do smartphone depois: pausar, parar, ir para o próximo vídeo, avançar. Além disso, com o app Google Home, você consegue controle total sobre o que está sendo transmitido no dispositivo.

O protocolo Google Cast também é compatível com algumas Smart TVs, mas você precisa descobrir se o modelo que você quer comprar vai funcionar bem com isso, então acaba sendo mais vantajoso apostar em um Chromecast.

3. Compatibilidade e atualizações

Como existem muitos sistemas operacionais diferentes para TVs, o mercado fragmentado dificulta o desenvolvimento de apps. Às vezes um app deixa de funcionar com determinada plataforma e aí quem usa Smart TV com essa plataforma perde o acesso a ele.

O Chromecast soluciona esse problema: ele é compatível com apps que tenham suporte ao protocolo Google Cast, e ele continua recebendo atualizações do Google até hoje, o que não deve parar tão cedo.

Então é mais garantido que um Chromecast continue sendo compatível com Netflix, YouTube e mais nos próximos anos, e não dá para dizer que todas as plataformas de Smart TVs também vão continua rodando esses apps no futuro.

Além disso, novos recursos nem sempre chegam imediatamente a apps de Smart TVs, diferentemente do Chromecast, que ganha a novidade assim que ela é disponibilizada no smartphone ou na versão web.

4. Preço

Em um primeiro momento, comprar uma Smart TV e um Chromecast não soa como uma ideia muito econômica, já que além do preço da TV você vai precisar desembolsar mais uma grana pelo dispositivo do Google.

Mas, no geral, o Chromecast acaba sendo uma opção barata: ele é à prova do futuro, o que significa que mesmo que o software da sua TV pare de ser atualizado, o Chromecast continuará, e ninguém vai precisar comprar uma TV nova com uma plataforma diferente depois que a atual parar de funcionar.

Além disso, ele também adiciona recursos de Smart TVs a TVs convencionais. Então se a sua TV atual ainda funciona bem e você só quer um jeito fácil de usar Netflix nela, ter um Chromecast sai bem mais em conta do que comprar um novo aparelho de TV.