Já usou um computador que não é seu e sentiu falta dos bons e velhos atalhos? Seja para converter unidades, traduzir textos, ou ainda usar um aplicativo ou extensão que facilitam sua produtividade?

Mas se você não sabe do que estou falando, dê uma olhada nisso.

Todos os navegadores modernos permitem pesquisas rápidas. Alguns adicionam mecanismos de pesquisa à barra de endereços enquanto você navega na Internet. Tente digitar twitter.com + algo na barra de endereços do Safari ou do Chrome. Em vez do Google, o navegador enviará a pesquisa para o Twitter e mostrará o que as pessoas dizem sobre algo em tempo real.

Essa ferramenta de pesquisa rápida funciona com muitas das páginas que você visita diariamente e tem seu próprio mecanismo de pesquisa. Você não precisa procurar por “Amazon” no Google e inserir o primeiro resultado para comprar fraldas. Você pode escrever amazon.com + fraldas na barra de endereços e economizar alguns segundos. O mesmo vale para o YouTube, Wikipedia ou até mesmo o Facebook.

publicidade

O Chrome tem uma maneira ainda mais rápida de fazer isso

Copie o seguinte comando: chrome://settings/searchEngines e cole na barra de endereços do Chrome. Você verá a lista completa de mecanismos de pesquisa dos sites já visitados ao lado de um botão para adicionar novos.

Cada um deles tem um atalho ou “palavra-chave” que você pode editar, e é aí que a mágica acontece. Por exemplo, imagine que você passa o dia procurando artigos no Olhar Digital. Você pode criar um mecanismo de pesquisa personalizado com o atalho “od” para fazer isso muito mais rápido:

  • 1 – Digite na barra do navegador (ou copie e cole o endereço a seguir) => chrome://settings/searchEngines. Depois de carregada a página, clique em “Adicionar”;

  • 2 – Dê um nome ao mecanismo de busca, por exemplo, Olhar Digital;

  • 3 – Adicione uma palavra-chave ou atalho, por exemplo, “olha”;

  • 4 – Configure o URL do mecanismo de pesquisa alterando a consulta por % s, neste nosso exemplo, fica assim: https://olhardigital.com.br/busca/?q=%s

Reprodução

Pronto A partir de agora, você pode pesquisar diretamente por uma palavra no Olhar Digital digitando diretamente na barra de pesquisa o atalho “od + “o que você quiser”. Por exemplo, suponha que deseja procurar no site Olhar Digital os reviews de produtos. Então basta digitar na barra de endereços do Chrome: “od review” (sem as aspas). O resultado será uma lista das matérias do Olhar Digital que contenham a palavra review. E melhor, você já estará dentro do site.

É possível fazer esse procedimento para qualquer site. Basta entrar sempre nas configurações do Chrome para o sistema de busca (chrome://settings/searchEngines), buscar a página que você deseja e repetir os 4 passos acima citados.