É difícil competir com um bom computador quando o assunto é multitarefa, e o Windows 10 é um sistema operacional feito com isso em mente, oferecendo diversos recursos para facilitar a vida dos usuários.

Abaixo explicamos como usar 6 desses recursos para conseguir ser multitarefa com mais facilidade quando estiver usando o Windows 10.

publicidade

Visualização de tarefas

Para ver rapidamente tudo o que está aberto no seu computador e poder pular para qualquer app, o Visualizador de Tarefas é o recurso que você precisa.

publicidade

Ele pode ser acessado de duas maneiras: uma é a partir de um botão na barra de ferramentas que fica à direita da Cortana. A outra é digitando as teclas Windows + Tab.

Área de trabalho virtual

publicidade

Aproveitando que você já sabe abrir o visualizador de tarefas, use-o para criar um novo desktop virtual.

O desktop virtual é útil não só para quem quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, como também pode ajudar a manter o foco no que você realmente precisa fazer naquele momento. Uma área de trabalho virtual pode ter, por exemplo, Netflix e Spotify abertos para quando você quiser ver algo ou ouvir música. A outra pode ter o Microsoft Office para você trabalhar.

publicidade

O botão para criar uma nova área de trabalho virtual aparece no canto inferior direito do visualizador de tarefas. Para mudar rapidamente de um desktop para outro, use as teclas Windows + Ctrl + seta para a esquerda ou direita.

Fixe apps na barra de tarefas

Para ter acesso fácil e rápido aos apps que você mais usa, o Windows 10 permite fixá-los à barra de tarefas. É bem fácil fazer isso.

Abra o app e vá até o ícone dele na barra de tarefas. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Fixar na barra de tarefas”. Pronto! Para remover algum atalho, é só repetir o processo e selecionar “Desafixar da barra de tarefas”.

Função Snap

Se você está usando mais de um app ao mesmo tempo e precisa mudar de um para o outro rapidamente, a função Snap do Windows 10 é bastante útil, e bem fácil de ser ativada.

Com a área de trabalho à mostra, carregue uma janela até um dos lados da tela. Isso vai fazer ela ser dividida em duas: metade exibe a janela do app em uso, e a outra exibe todos os outros apps que estão abertos no momento.

A partir daí, é só escolher qualquer um deles para que cada metade da tela mostre um app diferente.

Corner Snap

Poder visualizar dois apps ao mesmo tempo é pouco para você? O Corner Snap permite que até quatro fiquem abertos simultaneamente. Carregue uma janela até um dos cantos da tela para ela ocupar apenas um quarto do desktop, deixando três outros espaços livres para outros apps.

Rolagem de janelas inativas

Para rolar a tela de um app que não está ativo para cima ou para baixo sem precisar mudar para ele, tenha certeza de que este recurso está ativo no seu Windows 10.

É fácil encontrá-lo: abra as Configurações e entre em Dispositivos, depois em Mouse. Uma das opções é “Rolar janelas inativas quando eu focalizá-las com o mouse” – se estiver ativo, você consegue fazer isso. Se não estiver, é só ativar.