Dica boa a gente tem mais é que compartilhar, não é mesmo? Hoje, vou te ensinar como vincular seu celular ao PC para você ter acesso aos seus arquivos e aplicativos em apenas um lugar.

É super prático e você vai perceber como economiza tempo, melhora a produtividade e evita dores de cabeça. Ou seja, acabou a necessidade de colocar cabo de dados para transferir arquivos ou se enviar foto no WhatsApp para salvá-la no notebook.

O que é vincular ao celular?

Vincular o celular é um recurso disponível no Windows 10 que permite usar o smartphone Android diretamente no seu computador. Anteriormente, ele se chamava Seu Telefone.

Essa ferramenta faz parte de uma grande atualização do Windows 10, a Fall Creator’s Update. Entre as funções que a integração permite, está a possibilidade de usar o navegador Edge no celular para enviar páginas do próprio celular para o computador rapidamente.

publicidade

Leia também:

Antes disso, no entanto, você precisa dizer ao seu computador que o seu celular quer se comunicar com ele. Apenas depois desse procedimento é que será possível realizar essas comunicações entre os dois dispositivos. Felizmente, trata-se de um procedimento relativamente simples. Vamos lá!

Como vincular o celular no Windows?

  1. Baixe e instale o aplicativo ‘Vincular ao Celular’ na Microsoft Store no computador;
  1. Toque em ‘Entrar’ e faça login com sua conta Microsoft. Caso não tenha uma, na próxima janela selecione para adicionar uma conta nova e em ‘Crie uma’:
Como vincular o smartphone ao computador
  1. Agora, no celular verifique se você já tem o aplicativo ‘Vincular ao Windows’ instalado. Caso não o tenha, baixe no Google Play;
  1. Agora, acesse as configurações do aparelho, busque por ‘Vincular ao Windows’ e ative o recurso;
  1. Chegou a hora de vincular o celular ao PC. No app do computador, selecione ‘Tenho o aplicativo Ligar ao Windows pronto’ (1) e, depois em ‘Emparelhar com código QR’:
O que é vincular celular ao PC?

Importante: A Microsoft comeu bola aqui. ‘Ligar ao Windows’ existe, mas é um recurso de acessibilidade para pessoas que usam uma ferramenta de leitura de tela no computador. O que eles deveriam ter escrito aqui era ‘Vincular ao Windows’. Ou seja, ignore a nomenclatura que vai dar certo.

  1. Acesse o site www.aka.ms/yourpc no navegador de seu celular e toque em “Continuar”:
Como vincular o celular ao pc
  1. Na próxima janela, verifique se o seu e-mail está correto (1) e escaneie o QR code com seu celular (2):
Como vincular o celular ao computador
  1. Caso o passo anterior não tenha dado certo, você pode conectar seu telefone por meio de um código PIN. Para isso, acesse o aplicativo do computador e selecione a opção ‘Emparelhar manualmente’ (reveja o passo 5). Na próxima janela, escolha ‘Criar código PIN’.
  1. Já no celular, na mesma janela de leitura pelo código QR, toque em ‘Tente de outra maneira’:
Como vincular o celular ao computador
  1. Por fim, digite o código com 9 dígitos mostrado no seu computador (aquele mesmo do passo 8) no seu celular:
Como vincular o celular ao computador

Pronto! Agora, seu celular já está conectado ao computador. Para começar a usar o aplicativo, basta conectar o bluetooth de ambos os aparelhos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!