Para ter mais privacidade ao navegar na internet, muitos usuários acabam optando por aplicativos de VPN, que podem funcionar para o sistema inteiro ou apenas em um determinado navegador. Por sua vez, no Android, o Chrome vem pré-instalado, mas não possui um recurso nativo deste tipo e acaba deixando quem o utiliza na mão.

O Opera chegou a manter um aplicativo próprio, que era bem popular no Android para fornecer uma VPN a usuários, mas acabou descontinuando o mesmo no ano de 2018. Felizmente, o cenário mudou novamente e, desta vez, o Opera lançou uma VPN, que funciona apenas no seu navegador para Android. A seguir, veja como utilizar a nova VPN do Opera para Android.

Importante

Assim como foi dito acima, esta nova VPN funciona apenas no navegador, ou seja, outros programas que você utilizar no Android não estarão usando esta conexão. Se está a procura por um aplicativo deste tipo, você pode conferir algumas das melhores VPNs escolhidas pelo Olhar Digital.

Como usar a nova VPN do Opera

O novo recurso do navegador Opera já deve estar disponível para usuários que utiliza a sua versão estável, entretanto, nem sempre o recurso está aparecendo. Se você necessita usar este recurso, uma solução fica em recorrer em sua versão de testes do navegador. Confira como fazer:

publicidade
  1. Caso ainda não possua, acesse a Google Play para realizar o download do Opera beta;
  2. Ao abrir o navegador pela primeira vez, leia os seus termos de uso e, caso esteja de acordo, prossiga ao tocar em “Continuar”;

    Reprodução

  3. Em sua página inicial, toque no ícone do Opera representado por um “O” e entre em “Configurações”;

    Reprodução

  4. Toque em “VPN”, ative a sua chavinha e desabilite a opção “Usar a VPN somente para guias privadas”.

    Reprodução

Neste momento, a VPN já está ativada e você pode navegar com segurança no Opera. Ainda assim, caso esteja precisando acessar algo específico de um país, é necessário fazer uma nova configuração. Para isso, no mesmo menu em que a VPN foi habilitada e selecione o continente desejado.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como navegar com mais segurança no Android usando a VPN oficial do navegador Opera. Por enquanto, ainda não existe uma previsão para este recurso chegar na versão estável do programa e nem para o iPhone.