Sabia que você pode usar um mouse com fio em seu smarphone? “E por que raios eu faria isso?” é o você deve estar se perguntando agora. A resposta básica é, se você deixar seu aparelho cair, a tela pode trincar e, além disso, ela pode também não responder mais ao toque, mesmo que ainda continue ligada.

Então, antes de enviar para a assistência técnica, é provável que você queira fazer um backup de seus arquivos, ao menos os que não estão na nuvem. E para isso, basta conectar um mouse com fio e usa-lo normalmente.

publicidade

O procedimento é muito simples. Tudo o que você precisa é de um mouse com fio e um adaptador USB-OTG e, claro, que seu smartphone seja compatível com essa tecnologia. A boa notícia é que a maioria dos aparelhos hoje em dia são compatíveis. A propósito, OTG quer dizer On The Go, um padrão criado pela indústria em 2001 para que dispostivos possam se comportar como controladores de outros aparelhos.

Só é preciso ficar atento a um detalhe. Hoje em dia existem dois tipos de conectores nos celulares. O seu pode usar micro USB (mais antigos) ou USB-C. Veja as fotos abaixo, compare com o conector do seu celular e você saberá qual adaptador comprar exatamente.

publicidade

Reprodução

Depois de comprar o adaptador, conecte o mouse na ponta USB dele e a outra ponta você conecta ao smartphone. Pronto, o periférico será reconhecido na hora. Você verá a seta na tela e os comandos são basicamente os mesmos do computador. Deslize o mouse e escolha a função desejada. Um clique no botão esquerdo  vai executar a função ou aplicativo. Um clique mantendo o botão pressionado equivale a manter a tela pressionada e vai acionar o menu do app.

publicidade

Este tipo de acessório não é caro e pode ser usado para mais coisas, como conectar um teclado ou um pendrive ao celular. Obviamente, o uso do mouse não será tão rápido quanto usar os dedos para executar tudo no smartphone. Mas, para fazer um backup de seus arquivos antes de enviá-lo para a assitência, é mais do que o suficiente.