Para dar uma turbinada no seu computador sem precisar adicionar mais memória RAM a ele, uma boa solução é o recurso ReadyBoost, do Windows 10, que usa um dispositivo USB para dar mais capacidade de processamento à sua máquina, especialmente quando o seu HD está cheio.

Ele não é difícil de usar, mas não vale para qualquer computador: funciona apenas em discos rígidos, e não em SSD.

publicidade

Tenha em mãos um dispositivo USB

Tudo o que você precisa para usá-lo é um dispositivo de memória flash que possa ser conectado à porta USB, como um pen drive convencional ou um cartão SD conectado a um leitor USB. É necessário ter ao menos 1 GB de espaço livre nesse dispositivo.

publicidade

Conecte à porta USB 2.0 ou 3.0 do seu computador e vá até as propriedades do dispositivo USB (clique com o botão direito nele no “Explorador de Arquivos” para encontrar esse recurso). Lá dentro, uma das abas será a “ReadyBoost”. Se o dispositivo USB conectado não for compatível com o recurso, você encontrará uma mensagem de erro – nesse caso, é bom ir atrás de um diferente para conseguir usá-lo.

Determine quanto espaço será usado

publicidade

Se o dispositivo for compatível, você vai ter mais algumas opções a escolher: pode definir o dispositivo para não ser usado com o ReadyBoost ou para ser usado (com o espaço dedicado a isso escolhido por você), ou então ter uso dedicado a isso – ou seja, todo o espaço dele vai ser separado para ajudar no desempenho do computador.

Feito isso, é só clicar em “Ok” e pronto – o dispositivo USB pode a partir de agora ser usado para dar uma turbinada no seu PC. Não é como se isso fosse solucionar todo e qualquer tipo de problema de desempenho de um computador, mas pode dar uma ajuda em alguns momentos em que você precise de mais potência e não tem de onde tirar.