O Gboard é o teclado virtual desenvolvido pelo Google para quem utiliza o sistema Android ou iOS, sendo até mesmo o teclado padrão adotado por algumas fabricantes. Quem o utiliza no Android, agora tem a possibilidade de movê-lo livremente para a tela.

O recurso, para ser utilizado, precisa que o seu aplicativo esteja na última versão. A seguir, veja como usar o teclado flutuando do Gboard no Android:

  1. Acesse a Google Play por este link para ir até a página do Gboard e confira se ele está na última versão;
  2. Em qualquer programa com entrada de texto, na tela do Gboard, clique no ícone do “Google, vá no ícone representado por “três pontos” e selecione a opção “Flutuante”;Reprodução
  3. Para movimentar o teclado, basta arrastá-lo pelo ícone destacado na imagem abaixo. Já pelas bordas, é possível alterar o seu tamanho.Reprodução

O modo flutuante para o teclado no Android ajuda a ganhar mais espaço na tela em diversos aplicativos e, ainda tem a vantagem de não perder nenhum recurso quando usado deste modo. Para fazer o Gboard voltar ao normal, basta entrar no mesmo menu em que a função “flutuante” foi ativada.