O Google Chrome é o navegador padrão do Android, que vem instalado em todos os aparelhos que acompanham o sistema. Desta forma, o Google sempre acaba investindo em novos recursos para ele que facilitam a vida de seus usuários durante seu uso no dia-a-dia, sendo uma de suas últimas, a possiblidade de agrupar abas.

O recurso é especialmente útil para quem sempre mantém muitos sites abertos ao mesmo tempo e fica perdido com a exibição padrão delas. A seguir, veja como usar a função de agrupar abas do Google Chrome.

publicidade

Importante

Esta nova função do navegador ainda se encontra em fase de testes e está disponível na versão Canary dele. O processo abaixo lhe auxilia na instalação dela, que não interfere no navegador, que já vem com o sistema, ou seja, você poderá continuar a utilizar as duas versões do browser.

Como usar o recurso de agrupar abas do Chrome

Esta funcionalidade adicionada ao navegador, apesar de já estar funcional, ainda precisa ser habilitada através de parâmetros. Confira o processo completo:

publicidade
  1. Acesse a Google Play e realize o download do Chrome Canary;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, defina se você deseja enviar relatórios de erros para o Google e se o modo de economia de dados deve ficar ativo ou não;

    Reprodução

  3. Acesse agora o endereço: chrome://flags. Nele, procure pela função “Tab Groups”;

    Reprodução

  4. Troque o seu valor de “Default” para “Enabled” e clique em “Relaunch now”.

    Reprodução

A partir deste momento, para criar um grupo, o que você precisa fazer é segurar sobre um link até que apareça um menu e, nele, usar a função “Abrir em nova guia no Grupo”. Veja na imagem abaixo o processo:

Reprodução

publicidade

Como você deve ter notado, ali, todas as páginas que ficaram abertas estão acessíveis pela parte de baixo. Além disto, é claro, você também pode criar novos grupos para as suas abas que estão abertas, assim, por exemplo, é possível separar um grupo para redes sociais, outro para o Olhar Digital e demais sites que você acessar.

Reprodução

publicidade

Pronto! Agora, você já sabe como usar o novo recurso do Google para organizar melhor os sites que estão abertos no navegador.