Você precisa encontrar artigos científicos para sua pesquisa e não sabe por onde começar? Neste tutorial, o Olhar Digital vai te ensinar o passo a passo do Google Acadêmico para você conseguir os melhores resultados para sua bibliografia.

Mais importante do que conhecer a ferramenta, é saber por que você está usando este ou aquele artigo. Mas, fique tranquilo, porque você está em boas mãos. Eu tenho mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, e se tem uma coisa que eu entendo bem é de revisão bibliográfica.

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O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisas do Google feita para encontrar artigos acadêmicos na web. O produto, criado pela gigante das buscas em 2004, permite que qualquer pessoa busque referências e citações em milhares de artigos científicos publicados em fontes confiáveis de literatura acadêmica mundo afora.

A ferramenta é a favorita de muitos universitários buscando por bibliografias para enriquecer seus trabalhos de conclusão de curso (o temido TCC), ou pós-graduandos, mestrandos, doutorandos e pesquisadores em geral que precisam de uma fonte confiável de informação sobre ciências Exatas, da Natureza e Humanas.

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Existem pessoas que criticam a ferramenta por acreditar que ela seja pouco criteriosa ou que os artigos importantes da área não estarão indexados nela. Essas críticas são justificáveis até certo ponto. Vou explicar por quê.

Veja, existem bases de dados mais robustas, como o Web of Science e Scopus. Porém, elas são pagas. Então, se você não faz parte de uma universidade que forneça acesso a esses repositórios, fica inviável recorrer a eles.

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Ainda assim, existem bases de dados gratuitas, como a SciElo e a PubMed, que são mais criteriosas. Com isso, quero dizer que elas possuem artigos que foram revisados por pares (outros pesquisadores) nas principais revistas do mundo.

Isso não significa, no entanto, que você não deve usar o Google Acadêmico. Pelo contrário, acredito que seja uma ferramenta excelente se você não sabe por onde começar a pesquisar.

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Como funciona o Google Acadêmico

Assim como o Google “normal”, o Acadêmico é um motor de busca que tem como base um grande banco de dados de links da internet. Ao pesquisar por um termo ou palavra-chave, o buscador lista os artigos científicos, livros e teses mais relevantes que contenham o conteúdo da sua busca.

Os artigos em questão podem estar acessíveis publicamente no site de uma universidade ou instituto, por exemplo. Mas, é bom ter em mente que muitas vezes estão em arquivos de revistas científicas comerciais que cobram uma assinatura pelo acesso ao conteúdo completo.

Nestes casos, o Google Acadêmico faz a indexação de apenas um trecho do artigo, geralmente um resumo ou informações para a citação do autor. É basicamente como o Google Imagens faz para proteger fotos que estão em bancos de mídia que cobram assinatura, por exemplo, dando apenas uma prévia do conteúdo pago.

A relevância de um resultado é definida a partir de informação como o nome do autor, quantas vezes ele já foi citado, a publicação na qual a pesquisa foi divulgada, a frequência com que ela é citada em artigos e teses de outras pessoas e também o conteúdo do estudo completo, se ele tem a ver com o tema que você está buscando.

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Como pesquisar no Google Acadêmico

A primeira coisa que você precisa fazer para usar o Google Acadêmico é acessar scholar.google.com.br através do seu navegador. A página principal é idêntica à do buscador padrão, com uma grande barra de texto para você digitar o termo, assunto ou palavra-chave que está buscando.

Para refinar sua pesquisa, você pode optar por resultados apenas em língua portuguesa ou em qualquer idioma. Digite o termo que você está procurando e pressione “Enter” no teclado. Na página dos resultados, você pode refinar as pesquisas por data e idioma, por exemplo.

Busca no Google Acadêmico

Ao lado de cada resultado de pesquisa há um link e uma indicação entre colchetes sobre o formato daquele artigo – isto é, se está numa página simples da web (HTML) ou num arquivo de leitura (PDF). Clique naquele que te parece o mais indicado para a sua pesquisa.

Além disso, é possível usar a busca avançada para filtrar os resultados se estiver em busca de algo bem específico. Na página inicial do Google Acadêmico, clique no menu sanduíche (aquele ícone de três linhas) no canto superior esquerdo da tela e depois clique em “Pesquisa avançada”.

Nesta janela você pode definir buscas com várias opções de palavras-chave, excluir opções e onde elas aparecem no artigo. Dá para usar a ferramenta para pesquisar apenas em trabalhos acadêmicos assinados por uma pessoa específica, publicados num determinado veículo ou em um período de tempo exato, ainda.

Funcionalidades do Google Scholar

Fazer uma pesquisa científica é um processo meticuloso, que exige do pesquisador um método para encontrar os melhores artigos para sua investigação. Aqui, nós vamos indicar os critérios para você ficar atento e como usar o Google Acadêmico para cumprir esses critérios, ok?

Deixe a pesquisa científica atual

Sua pesquisa deve ser o mais atual possível para ter validade no campo científico. Lógico, existe exceção a esta regra, como, por exemplo, se você quiser analisar como aumentaram os estudos em uma área do conhecimento ou se quiser focar em artigos publicados anteriormente a um marco da área (como a confirmação de uma grande teoria).

Porém, se sua investigação não tem um recorte temporal específico, opte por filtrar pelos resultados mais atuais. Para fazer isso, selecione a data na pesquisa avançada ou escolha o período de publicação na própria página de resultados:

Mais embaixo no menu, você encontra a opção de organizar por data. Esse recurso é útil para ajudar você a navegar pela bibliografia. Afinal, os artigos mais recentes vão citar outros anteriores. Assim, você vai criando uma espécie de árvore do conhecimento do assunto.

Defina os idiomas certos

Na graduação, você precisa apenas saber um idioma, o português. Enquanto no mestrado são dois e no doutorado, três. Então, a opção de filtros por idiomas vai adiantar seu lado. De nada adianta um artigo na sua lista que você não vai conseguir traduzir.

Se você domina o inglês, mas precisa de ajuda com a tradução de termos específicos, o Olhar Digital tem um guia completo sobre os melhores tradutores de inglês para português.

Filtre também por artigos de revisão

Quando a gente pensa em começar uma pesquisa, temos que considerar que existe uma comunidade por trás desse fazer com suas regras.

Sim, o uso de um método científico é uma delas. Outra regra é ideia de que, em última instância, quem diz o que é ou não pesquisa são outros membros dessa comunidade. Assim, as revistas científicas (a.k.a. periódicos) e as bancas de defesa são formas de aprovação por essa comunidade.

Uma postagem em um blog não tem o mesmo rigor editorial do que um livro. Este, por sua vez, não passa pelo mesmo crivo do que um artigo publicado em um periódico. Por isso, dê preferência a artigos de revisão.

Além disso, livros passam por um processo mais longo até serem publicados. Por isso, dependendo do campo de pesquisa, os artigos vão garantir ainda mais atualização.

No Google Acadêmico, você filtra os artigos de revisão no menu lateral:

Dicas para melhorar como pesquisar no Google Acadêmico

Crie um alerta

O alerta é um recurso para te avisar sempre que houver resultados novos com o termo que você pesquisou. Ele é muito útil para quem está no mestrado ou no doutorado, que são mais longos, porque vai garantir que você não perca um artigo novo importante para sua área e que pode, inclusive, mudar o rumo da sua pesquisa.

Para criar um alerta, clique em “Criar alerta” e selecione os parâmetros desejados:

Dicas para melhorar como pesquisar no Google Acadêmico

Use recursos para descobrir novos artigos

Nos resultados, você encontra dois recursos para encontrar novos artigos para sua pesquisa. O primeiro, chamado de “Citado por…”, são os artigos que citam aquele mesmo estudo. Já o segundo, chamado de “Artigos relacionados”, reúne as pesquisas que têm o mesmo enfoque.

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

Além disso, um recurso muito útil para o pesquisador é ler a bibliografia de um artigo relevante para descobrir outras pesquisas que possam ser úteis para que você desenvolva sua monografia.

Tenha acesso completo ao artigo ou livro

Sabe quando você pesquisa uma notícia e cai no paywall do site? No Google Acadêmico, você pode ter o mesmo obstáculo. Quando aparece um PDF, Doc, HTML ou similar ao lado do artigo ou livro, significa que aquele documento está disponível para download neste formato.

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

Caso não tenha a opção para dowload, você pode clicar em “Todas as x versões” para encontrar se a publicação foi indexada integralmente em alguma base.

Organize a bibliografia

Quem não está acostumado com pesquisa, pode ter a impressão de que ela segue uma linha reta: faz o levantamento das referências, desenvolve a pesquisa, escreve e edita. Mas, não é. Conforme você avança na investigação, é normal chegar a alguns becos sem saída ou até mesmo achar outro enfoque mais pertinente.

Diante disso, você tem que ter uma estratégia para guardar a literatura que já encontrou e, se necessário, voltar alguns passos. Para isso, existem dois recursos muito úteis.

A primeira ferramenta que quero destacar é o botão de salvar. Ele é útil para otimizar seu processo de escolha. Você não vai ler todos os artigos do início ao fim para decidir se eles são úteis ou não à sua pesquisa. Na verdade, você vai ler a introdução, a metodologia e a conclusão. Bons artigos são bem escritos e seguem essa estrutura à risca.

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

Ao clicar no botão de “Salvar”, você poderá criar uma lista (ou várias) com seus artigos e livros favoritos.

A outra ferramenta é o botão de importar suas referências para um software gerenciador de bibliografia, como o EndNote.

Para ativar o recurso na página de busca, você deve acessar o menu sanduíche e depois “Configurações”. Na aba “Resultados de pesquisa”, ative “Mostre links para importar citações para o…”, escolha sua biblioteca e clique em “Salvar”.

Ainda na parte de organização, não podemos esquecer de colocar as referências seguindo as normas da ABNT. O Google Acadêmico tem um recurso nativo para te ajudar com isso, o “Citar”:

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

Ao clicar no botão, será aberto um quadro com a referência pronta seguindo as normas da MLA, NBR 6023 (ABNT) e a APA:

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

Faça a pesquisa avançada

A busca simples funciona bem quando tudo o que você tem é uma ideia: quero escrever sobre inteligência artificial, por exemplo. Também é útil para áreas de pesquisa muito específicas que têm poucas publicações.

Porém, conforme você avançar na sua investigação poderá perceber que está em um campo muito vasto ou que existem muitos artigos. Assim, o recurso de “Pesquisa Avançada” ajudará você a criar um método para reduzir os resultados da sua busca.

Para acessar o recurso, clique no menu sanduíche e escolha “Pesquisa Avançada”. Quando terminar de selecionar seus parâmetros, clique na lupa para processar a busca:

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

O que eu quero destacar aqui são as diferenças entre os campos para inserir as palavras-chave:

  • Todas as palavras: retorna resultados com inteligência, artificial e inteligência artificial;
  • Frase exata: retorna resultados apenas com inteligência artificial (equivale ao uso de aspas);
  • No mínimo uma das palavras: se colocar inteligência artificial ou IA, retorna resultados com pelo menos uma dessas palavras;
  • Sem as palavras: se escrever redes neurais, retorna resultados sem esse termo.

“Meu perfil”

A guia “Meu perfil” do Google Acadêmico é uma ferramenta que permite que você, autor de pesquisas e teses, fique de olho em como os seus artigos são citados mundo afora. Basta clicar nesta opção na página principal do Google Acadêmico, criar o seu perfil (incluindo nome, afiliação, e-mail e áreas de interesse) para começar.

Em seguida, o próprio Google Acadêmico vai sugerir uma lista de artigos que ele acredita que tenham sido publicados ou escritos, pelo menos em parte, por você. Selecione aqueles que são realmente de sua autoria e clique na seta para a direita no topo da tela.

Na próxima tela você deve escolher entre permitir que o Google Acadêmico encontre automaticamente seus novos artigos e altere os artigos já existentes por conta própria, ou que ele envie um e-mail para confirmar atualizações. Por fim, escolha entre manter seu perfil público (isto é, visível por qualquer um) ou não. Clique em “Concluído” quando acabar.

“Minha biblioteca”

Já o recurso “Minha biblioteca” permite que você organize on-line uma coleção de artigos, referências e citações encontradas no Google. Para salvar um artigo na biblioteca, clique no ícone de uma estrela localizado logo abaixo do link que lhe interessa. Eles serão guardados nessa guia.

Recurso Minha Biblioteca do Google Scholar
Imagem: Google / Reprodução

Aqui, você pode organizar os artigos salvos por período, checar a lixeira por artigos deletados e gerenciar marcadores. Estes marcadores servem para separar os artigos que você salvou por categorias personalizadas, o que também ajuda na hora de organizar suas referências bibliográficas.

“Minhas citações”

Depois de criar seu perfil acadêmico, você poderá acompanhar quantas citações seus artigos e publicações receberam.

Veja o perfil da pesquisadora Lucia Santaella. Na parte da esquerda, você poderá organizar suas pesquisas por ordem de quantidade de citações. Já na parte da direita, você terá acesso a um gráfico com as citações ao longo dos anos.

Como pesquisar artigos científicos no Google Scholar

Se você está atento, reparou que existem o “Índice h” e o “Índice i10” no Google Acadêmico. Ambos são formas de contabilizar as publicações e as citações; o índice h leva em conta as citações em documentos disponibilizados na web e o índice i10 considera apenas estudos científicos, como artigos, livros e similares.

Dicas para encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico

Agora que você já sabe usar os principais recursos do Google Acadêmico, vou te ensinar a usar atalhos do buscador para encontrar o que você quer de forma mais rápida.

Especificar palavra-chave

Você não precisa usar a “Pesquisa Avançada” para encontrar termos específicos. Basta jogar no Google Acadêmico as palavras-chave entre aspas, como: “inteligência artificial”. Isso significa que a busca só vai retornar resultados em que as duas palavras apareçam juntas e nessa ordem.

Excluir palavra-chave

Uma forma de excluir resultados com determinada palavra-chave é usando o símbolo de menos (ou subtração) antes do termo que deseja excluir. Assim, “inteligência artificial” -“redes neurais” vai retornar os resultados sem o termo “redes neurais”.

Preste atenção! Se você colocar -redes neurais (sem aspas), o buscador irá retornar resultados que não têm redes, porém irá incluir aqueles que têm neurais. Por isso, use as aspas para termos compostos ou frases.

Usar operadores booleanos

A gente já ensinou a incluir, combinar ou excluir palavras-chave da busca. Porém, agora você vai aprender a fazer essas tarefas com os operadores booleanos. Eles são códigos de texto que você vai incluir na busca para otimizar os resultados.

Existem três operadores booleanos para você incluir na sua estratégia de busca: E, OU e NÃO (em maiúsculo mesmo):

  • E: retorna resultados que contenham simultaneamente os dois termos, como “Inteligência artificial” E “redes neurais”. Não é necessário usar esse operador, porque o algoritmo do Google já subentende o uso dele nas buscas.
  • OU: retorna resultados que contenham pelo menos um dos termos. Esse é um operador excelente para sinônimos, como “inteligência artificial” ou “IA”.
  • NÃO: esse operador não funcionou para mim no Google Acadêmico. Para excluir publicações nessa base de dados, sugiro usar o símbolo de menos (-).

Determinar a busca somente no título

Geralmente, a palavra-chave de um estudo deve estar no título dele, certo? Assim, a forma mais fácil de começar o levantamento por bibliografia é usando o comando allintitle:”inteligência artificial”. Esse comando retorna resultados que contenham a palavra-chave no título.

Pesquisar por um tipo de arquivo

Você consegue encontrar um texto pelo formato em que ele foi salvo adicionando à pesquisa “inteligência artificial” filetype:pdf, por exemplo. Assim, você irá encontrar artigos com a palavra-chave disponíveis na extensão pdf.

Buscar em um site específico

Você também pode concentrar sua busca em um site específico, como uma universidade. Por exemplo, para saber o material acadêmico que foi produzido sobre inteligência artifical na UFSC, basta adicionar site:ufsc.br na caixa de pesquisa.

Bônus: como publicar um artigo no Google Acadêmico?

  1. Acesse o menu sanduíche e escolha “Meu perfil”:
Como publicar no Google Acadêmico
  1. Acima da lista de publicações, clique no símbolo de mais (1) e, depois, em “Adicionar artigo manualmente” (2):
Como publicar no Google Acadêmico
  1. Agora, você vai escolher o tipo de publicação no menu superior (1), inserir as informações da publicação (2) e, por fim, tocar no símbolo de verificado (3):
Como publicar no Google Acadêmico - Passo 3

Conclusão

Agora, você já sabe tudo sobre o Google Acadêmico. A ferramenta é uma excelente forma de encontrar artigos científicos para sua monografia e similares.

Além disso, você descobriu como organizar os artigos e livros e criar um perfil para adicionar suas publicações para dar mais visibilidade ao currículo acadêmico.

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