Você não precisa usar apenas endereços específicos para fazer buscas pelo Google Maps: o serviço também oferece a possibilidade de pesquisar por coordenadas geográficas.

É um recurso pouco conhecido mas que pode ser bem bacana. É difícil dar o endereço de um ponto específico que você acha que um amigo deva visitar? Mande as coordenadas geográficas – ele vai poder saber onde é o lugar exato e preparar um plano para chegar até lá.

publicidade

Confira abaixo nossas dicas para aprender tanto a fazer buscas com coordenadas que você tenha à disposição, como também como fazer para encontrar coordenadas geográficas de lugares a partir do Google Maps.

Como funcionam as coordenadas geográficas no Google Maps

Existem algumas formas de exibir as coordenadas geográficas, e o Google Maps aceita três formas de busca em sua plataforma: graus, minutos e segundos; graus, minutos e segundos decimais; e graus decimais.

publicidade

O buscador reconhece apenas pontos, e não vírgulas; a latitude deve vir antes da longitude; a latitude deve ser entre -90 e 90; enquanto a longitude deve ficar entre -180 e 180.

O formato mais comum é com uso de graus decimais. Nesse tipo de pesquisa, a melhor forma possível de formatar as coordenadas é -23.586425 -46.657578.

publicidade

Com essas coordenadas em mãos, é só inseri-las na caixa de busca do Maps para o serviço exibir que parte exatamente do mundo é aquela. É fácil, não?

-> Guia completo para usar os principais recursos do Maps
-> 9 dicas para usar melhor o Google Maps

publicidade

Como descobrir as coordenadas geográficas a partir do Google Maps

Também dá para usar o Google Maps para encontrar as coordenadas geográficas de um local específico, e é bem fácil fazer isso. Confira os passos abaixo:

Reprodução

No PC:

  • Vá até o local que você quer saber as coordenadas geográficas
  • Clique com o botão direito do mouse e seleciona O que há aqui?
  • Abaixo do nome da cidade e do CEP, você encontrará os números referentes à coordenada

No Android ou iPhone:

  • Vá até o local que você quer saber as coordenadas geográficas
  • Segure na localização desejada para surgir um alfinete
  • Na caixa de busca, você encontrará as coordenadas