Ao navegar na internet é quase inevitável que você utilize o Google ou algum serviço dele para encontrar ou acessar algo que precise. O grande problema atual fica na sua privacidade, que nem sempre é respeitada ou tem algum dado exposto indevidamente.

Visando dar um pouco mais de controle a quem o utiliza, o Google agora conta com ferramentas novas para que você tenha um pouco mais de privacidade. A seguir, veja como apagar o seu histórico de pesquisa no Google e alterar outras informações relacionadas a sua privacidade:

Página para controle sobre os seus dados

A nova página do Google para ter controle sobre os seus dados reúne quase todas as informações em apenas um local, tendo categorias específicas para cada item. Para acessar os itens e fazer as etapas exibidas abaixo, acesse este link.

publicidade

Atividade de pesquisa

Neste item, você consegue verificar quais foram todos os itens que você pesquisou no Google. A exclusão deles se dá forma bem simples, podendo ser feita de duas maneiras na página inicial: excluir apenas as pesquisas feitas na última hora ou todas as pesquisas de uma vez.

Reprodução

Entretanto, ao consultar o seu histórico completo de pesquisas, você tem acesso as funções mais completas e pode apagar qualquer item que já foi pesquisado no Google enquanto esteve com o login feito em sua conta Google.

Controles gerais do Google

Esta parte é dedicada a serviços em que você utiliza que fazem parte do Google, como o YouTube, atividades de voz e áudio no Android, histórico de localização do Google Maps etc. Todos estes itens descritos podem ser desativados ou, se preferir, também é possível verificar seu histórico para apagar ações que foram realizadas neles. Na página inicial, só são exibidos dois itens, sendo necessário clicar em “Ver todos os Controles de atividades” para ter acesso a mais funções, explicadas adiante.

Reprodução

Na imagem abaixo, você pode ver, por exemplo, como é o histórico de buscas realizadas dentro do YouTube. Ao clicar em um dos itens, ainda é possível ver detalhes deles, tal como fazer a sua exclusão individualmente. Todas as informações dispostas ainda podem ser exibidas com outros filtros de forma a ajudá-lo para encontrar o que deseja.

Reprodução

Antes de desativar por completo algum item, você ainda vê uma explicação do Google sobre como aquilo afetará os serviços que utiliza dele. Isso é importante, pois ao desativar algo, algum serviço pode deixar de ficar personalizado ou de funcionar corretamente.

Reprodução

Em seu último item, de forma mais simples, você também pode habilitar ou desabilitar os anúncios personalizados do Google. Como o seu nome sugere, caso deixe habilitado, as propagandas exibidas pelo Google serão personalizadas de acordo com o seu gosto, por informações que o buscador coleta sobre você.

Outras ferramentas da página

Além das opções mencionadas acima, dentro desta página nova do Google, você encontra explicações do Google de como a pesquisa aproveita algumas informações coletadas durante o seu uso.

Reprodução

Por fim, mas não menos importante, a página traz um link para controlar a sua privacidade em relação as informações que ficam na Conta do Google. E, também, é explicado como é feita a sua segurança no Google e quais dados são coletados por ele, assim como é possível gerenciar os seus dados.