As figurinhas chegaram para o WhatsApp no final de 2018, mas antes disso elas já faziam muito sucesso em outros aplicativos do tipo, como no Facebook Messenger. Por lá, muitos pacotes delas acabaram se tornando populares e exclusivos dentro da plataforma, sendo que seus usuários, é claro, gostariam de poder utilizá-las em outros aplicativos.

Felizmente, no Android, graças a um truque e com os aplicativos certos, é possível obter estes pacotes de stickers do Messenger no WhatsApp. A seguir, veja como ter as figurinhas do Messenger prontas para serem utilizadas no WhatsApp.

Importante

O processo exibido a seguir pode ser realizado em qualquer celular com Android e não requer o root do aparelho. Além disto, nenhuma alteração será feita diretamente no WhatsApp, ou seja, não existem riscos para que envolvem seus dados ou a privacidade ao realizar este procedimento.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo
-> Confira 3 dicas para usar o Facebook Messenger com mais privacidade

publicidade

Como ter as figurinhas do Messenger no WhatsApp

O primeiro passo para conseguir fazer esta tarefa mencionada acima requer o uso de um “Explorador de arquivos”. Por padrão, cada fabricante inclui uma versão diferente deste tipo de programa em seu celular, mas para facilitar o Olhar Digital usará uma opção gratuita da Google Play durante o processo, que pode ser utilizado em qualquer aparelho. Confira como prosseguir:

  1. Na Google Play, procure pelo ES File Explorer e realize o seu download;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, conceda as permissões necessárias para que ele acesse os arquivos que estão em seu aparelho;

    Reprodução

  3. Em sua tela inicial, toque no ícone que está representado por “três linhas”. No menu que surgiu, entre em “Local > Armazenamento interno”;

    Reprodução

  4. Toque no ícone representado por “três pontos” e utilize a opção “Novo > Pasta”. Dê a ela um nome de fácil identificação, pois será nela que as figurinhas serão guardadas;

    Reprodução

  5. Agora, entre na seguinte pasta: “Android > data > com.facebook.orca”;

    Reprodução

  6. Chegando nela, entre em “Files > Stickers”;

    Reprodução

  7. Cada pasta que você está vendo representada por números representa um pacote de figurinhas do Messenger. Para facilitar e ter acesso a tudo, selecione todas as pastas que aparecem e copie-as para aquela pasta criada no quinto passo deste tutorial.

    Reprodução

Depois que os processos acima foram concluídos, agora é necessário fazer o uso de um programa para adicioná-los como pacotes de figurinhas no WhatsApp. Veja:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Figurinhas Personalizadas para WhatsApp;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, conceda a permissão para ele ter acesso aos arquivos do aparelho;

    Reprodução

  3. Em sua tela inicial, toque no ícone de “+” e selecione as figurinhas do Messenger desejadas. Escolha pelo menos três imagens;

    Reprodução

  4. Com as figurinhas selecionadas, dê um nome para o pacote e toque no ícone de “Confirmar”. Na mensagem que surge, toque em “Adicionar”.

    Reprodução

Como usar as figurinhas do Messenger no WhatsApp

Agora que as figurinhas já foram adicionadas ao WhatsApp, é bem simples utilizá-las dentro do aplicativo de mensagens. Veja:

  1. Na tela de conversa desejada, toque no ícone do “Emoticon” e entre na parte de “Figurinhas”;

    Reprodução

  2. Na parte superior, uma das figurinhas que você escolheu estará representando o novo pacote. Toque nela e selecione o sticker que deseja enviar.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como utilizar as figurinhas que estão no Messenger dentro do WhatsApp. Por conta de uma limitação do aplicativo, no WhatsApp as figurinhas são estáticas, ou seja, elas não contêm as animações.