É bem fácil ficar cansado dos mesmos repetitivos toques de celular que já estão instalados na memória do aparelho quando ele sai de fábrica. Se quiser usar a sua música preferida como toque, tudo o que você precisa é baixar um único aplicativo. Veja abaixo como fazer isso:

 

publicidade

1 – Cortando o trecho

O primeiro passo deste tutorial consiste em cortar o trecho exato da música que você quer usar como ringtone. Pode ser aquele refrão sertanejo ou aquela batida eletrizante de um DJ conhecido. Há diversas maneiras de fazer isso com programas de edição (como o Audacity, por exemplo), mas nós optamos por fazer o corte em um site que faz o serviço de forma gratuita.

publicidade

Acesse o mp3cut.net para cortar o áudio. Lá, selecione o trecho da música que você quer usar como toque (tenha em mente que você vai precisar escutar que seu telefone está tocando). Ative também as opções de “Fade in” e “Fade out”. Depois clique em “Cortar” e inicie o download do trecho.

Reprodução

publicidade

2 – Ringtone Maker

Você vai precisar baixar o aplicativo Ringtone Maker no seu Android. Mas, antes de fazer isso, certifique-se de que você transferiu o trecho para o seu telefone usando um cabo USB ou fazendo o download após armazená-lo em alguma nuvem.

publicidade

Depois que fizer isso, abra-o e permita que ele acesse às configurações necessárias no seu smartphone. Em seguida clique no ícone no canto superior esquerdo e vá em “Escanear” para buscar todas as músicas do seu telefone.

Você vai perceber que o aplicativo buscará até mesmo os áudios recebidos no WhatsApp. Certifique-se de que a música que você quer está entre os arquivos encontrados.

Reprodução

Clique no ícone em formato de três pontos ao lado da música que vai se transformar em ringtone e escolha a opção “Avançado”. Escolha “Definir como toque” e pressione “OK”.

Reprodução

3 – Alterando o toque

O último passo do processo é alterar o toque diretamente nas configurações do aparelho. Em geral os smartphones possuem caminhos diferentes para fazer isso, mas que são facilmente encontrados. O tutorial abaixo foi realizado em um LG G5. No caso, fomos em “Ajustes”, “Toque de chamada” e selecionamos a música.

Reprodução

Pronto! Agora o ringtone personalizado já está ativo. Se quiser, você pode criar músicas próprias para cada um de seus contatos utilizando o mesmo método.