O Google Fotos é um dos serviços mais populares e úteis do Google. Além de armazenar as imagens do seu celular na nuvem, e assim liberar espaço da memória interna, o app também oferece uma série de recursos de inteligência artificial.

Essas ferramentas tornam a organização das suas fotos muito mais dinâmica e prática. Tanto que é possível encontrar fotos específicas fazendo pesquisas por palavras-chave, que o próprio Google reconhece sem que você determine esses valores.

publicidade

Pessoas: ao tocar na barra de pesquisa do Google Fotos, é possível escolher um dos rostos que o próprio app reconhece e buscar apenas as imagens que mostram aquelas pessoas. Se você der nomes aos rostos, é possível pesquisar por esses nomes também.

Lugares: a barra de pesquisa também aceita nomes de locais, que o Google Fotos detecta pelo registro de geolocalização de cada imagem. Você pode pesquisar por cidades, estados, países, o que quiser. Quer ver fotos tiradas apenas no Rio de Janeiro? Pesquise por “Rio de Janeiro”.

publicidade

Objetos: você também pode encontrar fotos específicas a partir de objetos que foram enquadrados nela. Palavras como “carro”, “camiseta de tal cor”, “estádio”, “janela” e “ponte” são algumas que são aceitas pela busca do Google Fotos. Nem sempre os resultados são os mais precisos, mas muitas vezes acertam.

Formato: você também pode pesquisar pelo formato da imagem, seja a extensão do arquivo ou particularidades, como “GIF”, “panorama”, “360”, “selfies” ou mesmo “vídeos”.

publicidade

Data: a barra de pesquisa do Google Fotos também aceita os mais diferentes inputs de data. Você pode pesquisar por uma estação, um dia específico, um mês, um ano, ou o dia de um mês de um ano específico.