O Windows 10 recebe atualizações constantes para receber novos recursos, além de trazer melhorias ao sistema na parte de segurança. Apesar de a maiorias das funções novas serem divulgadas ou ficarem em um lugar de fácil acesso, outros recursos podem acabar saindo do sistema.

Apesar de ainda funcionar bem na atualização de maio, a Microsoft pretende em algum momento remover aos poucos a ferramenta de limpeza de disco, que ainda contém alguns segredos que podem ser usados somente por comandos. A seguir, veja como liberar espaço em disco no Windows 10 pelo Prompt de comando.

Como funciona a ferramenta

Apesar do comando ser novo para o Windows, na verdade, o recurso usa a famosa função de Limpeza de disco do sistema, ou seja, ele não oferece riscos ao ser executado, uma vez que se trata de uma ferramenta oficial.

Como usar o comando de limpeza de disco

O processo para a nova função de limpeza do disco do Windows 10 é bem simples, mas ela possui alguns parâmetros, que ajudam a torna-la mais eficaz. Confira como usá-la:

publicidade
  1. Pelo menu iniciar, procure por “CMD” e execute-o como administrador;

    Reprodução

  2. Agora, recorra aos seguintes comandos para realizar uma limpeza:
    • cleanmgr.exe /d letradodrive – Realiza a limpeza mais simples na unidade indicada;

      Reprodução

    • cleanmgr.exe /lowdisk /d letradodrive – Realiza a limpeza complete do disco com todas funções do Windows habilitadas;
    • cleanmgr.exe /verylowdisk /d driveletter – Igual a opção anterior, mas aqui o usuário não precisa confirmar nenhuma ação;

      Reprodução

    • cleanmgr.exe /sageset:1 – Este comando permite escolher quais serão itens que serão apagados, sendo indicado para usuários avançados, mas ele não realiza a limpeza, precisando também do comando abaixo. O número ao fim do comando troca a categoria dos itens;

      Reprodução

    • cleanmgr.exe /sagerun:1 – Já o comando sagerun seguido do número utilizado anteriormente realiza a limpeza nos itens escolhidos.

Pronto! Agora, você já sabe como usar a ferramenta de limpeza de disco do Windows 10 de forma completa para liberar espaço no seu HD ou SSD.