O Chromecast é um dispositivo criado pelo Google para transformar qualquer televisão com uma entrada HDMI em Smart TV em conjunto com um celular ou computador. Por sua vez, para que este dispositivo funcione corretamente, também é necessário que os aplicativos para tais plataformas tenham suporte à função “Transmitir”, que habilita o Chromecast a reproduzir o conteúdo.

No Android, por exemplo, a maioria dos aplicativos de streaming de vídeos online como o YouTube ou Netflix já trazendo este recurso, mas o mesmo não ocorre para muitos players de vídeos utilizados para a reprodução de arquivos armazenados no aparelho. A seguir, veja como transmitir vídeos ou fotos armazenadas no celular para a televisão com o Chromecast.

publicidade

Saiba também: para que serve o Chromecast?

Importante

Antes de começar a realizar o passo-a-passo abaixo, é necessário que você já tenha o Chromecast configurado. Caso tenha dúvidas sobre este procedimento, você pode consultar este vídeo do Olhar Digital, que mostra como instalar o Chromecast.

publicidade

Como fazer a transmissão dos vídeos que estão no celular

Para realizar a tarefa mencionada acima é necessário obter um programa gratuito na Google Play, uma vez que o Android não traz um recurso nativo para este tipo de transmissão. Veja como prosseguir:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Nero Streaming Player;
  2. Na tela inicial, clique em “Pular” na mensagem que aparece exibindo um vídeo e, então, conceda a permissão solicitada pelo programa. Ela é necessária para o seu funcionamento;Reprodução
  3. Selecione a opção “Reproduza deste Dispositivo” e escolha o arquivo a ser transmitido;Reprodução
  4. Na nova tela, clique no ícone de “Transmitir”, conforme está destacado na imagem abaixo e selecione o nome do Chromecast desejado na lista.Reprodução

Pronto! Agora, você já pode fazer o controle do conteúdo a ser transmitido no Chromecast diretamente pelo seu celular. Caso esteja procurando fazer o streaming de um arquivo de vídeo do computador, você pode ver este tutorial de como transmitir conteúdos do computador para a televisão com o Chromecast.