Está com pouco armazenamento no seu celular Android para as suas fotos e vídeos? O sistema do Google pemite que o usuário mova as suas imagens um cartão de memória microSD, liberando o espaço interno para uso com aplicativos e outros arquivos. O recurso funciona tanto com novas fotografias com aquelas já salvas no telefone.

Para fazer isso, tudo o que o usuário precisa é ter um microSD compatível com o seu celular e com memória suficiente para o conteúdo que será movido. Confira neste tutorial como transferir ou salvar automaticamente as suas fotos no cartão de memória do Android.

publicidade

Configurando o aplicativo da câmera

A configuração a ser feita no aparelho é bem simples e requer poucos passos. Antes de começar, certifique-se que o cartão micro SD já esteja preparado e reconhecido pelo sistema, caso contrário você não conseguirá mexer na função mencionada abaixo. Siga estes passos:

publicidade
  1. Abra o aplicativo da “Câmera” de seu aparelho;

    Reprodução

  2. Procure o ícone da “Engrenagem” para ir no menu de “Configurações”;

    Reprodução

  3. Dê um toque na opção local de armazenamento e selecione o cartão SD.

    Reprodução

Observação. Como o aplicativo de câmera padrão tem alguns nomes de funções trocadas por fabricantes diferentes, a opção “Local de armazenamento pode aparecer com outro nome para você.

Pronto! Agora você já sabe como salvar suas fotos automaticamente no cartão de memória.

publicidade

Transferindo as fotos já tiradas

Para esta tarefa, nós utilizaremos o aplicativo do Google “Files go”. Existem outros métodos para fazer a transferência das fotos e vídeos utilizando os gerenciadores de arquivos que vem com os aparelhos, entretanto, o seu processo acaba sendo um pouco mais complicado e muda para cada fabricante. Com o Files Go, o processo acaba sendo universal. Seguem os passos:

publicidade
  1. Se você ainda não possui o aplicativo, baixe-o através deste link;
  2. Ao abri-lo pela primeira vez, conceda a permissão necessária para acessar a fotos e outros arquivos de mídia;

    Reprodução

  3. Deslize a tela para baixo até encontrar a opção “Mover arquivos para o cartão SD”;

    Reprodução

  4. Marque a opção “Todos os itens” e dê um toque “Mover para o cartão SD”. Na mensagem que surgir, conceda a permissão.

    Reprodução

Pronto! Após estas duas etapas, você não terá mais nenhum arquivo de foto ou vídeo tirado com a câmera no armazenamento interno de seu aparelho.