Migrar do Windows para o Mac é como encarar um mundo completamente diferente. Mas a transição dos seus dados pode ser bastante simples. Isso porque a própria Apple disponibiliza uma ferramenta que facilita na hora de transferir as suas informações mais importantes do Windows para o novo computador com macOS.

A ferramenta em questão é o Assistente de Migração do Windows, que consegue mover todas as músicas, imagens, documentos, contatos e e-mails de um computador com Windows para um macOS. Explicamos abaixo como fazer a transferência sem muitos problemas.

publicidade

1. Conecte os dois computadores à mesma rede

O primeiro passo é garantir que os dois computadores consigam conversar entre si, ou seja, tanto o Mac quanto o PC com Windows precisam estar conectados à mesma rede, seja Wi-Fi ou cabeada. No segundo caso, é possível ligar um cabo Ethernet diretamente do Mac para o PC.

publicidade

2. Baixe e instale o Assistente de Migração do Windows

Pelo site da Apple, você pode fazer o download da ferramenta. Para instalar, é preciso ter acesso de administrador no seu PC. Se o Mac rodar a versão macOS Sierra do sistema de Apple, o download pode ser feito aqui. Caso seja o OS X El Capitan ou anterior, o download pode ser feito aqui.

publicidade

3. Organize os arquivos que você quer transferir

A ferramenta da Apple é útil na hora de migrar dados como e-mails, lista de contatos e compromissos, imagens, favoritos de navegadores, conteúdo do iTunes e alguns ajustes de sistema.

publicidade

4. Abra o Assistente de Migração e inicie a transferência dos arquivos

Ao inicializar a ferramenta da Apple, você chega a uma tela de boas vindas com as primeiras orientações para a transferência. Clique em “Continuar” e vá até o Mac.

No Mac, o Assistente de Configuração vai abrir automaticamente assim que o computador for inicializado pela primeira vez. Siga as instruções na tela até a ferramenta perguntar como você quer transferir as informações. Selecione “De um PC com Windows” e clique em “Continuar”.

Depois, escolha seu PC na lista de dispositivos disponíveis e espere até que Mac e PC mostrem o mesmo código de acesso. A partir daí, uma lista com possíveis dados a serem transferidos aparecerá no Mac, e é só escolher o que você quer migrar.

5. Para onde vão os arquivos?

Quando a transferência dos arquivos for concluída, eles serão automaticamente copiados para lugares específicos. Seus e-mails poderão ser acessados no app Mail. As fotos, por exemplo, vão para a pasta Pessoal. Os favoritos do Internet Explorer e do Firefox vão para o Safari. Músicas e filmes podem ser acessados a partir do iTunes.

6. Alternativas

O Assistente de Migração do Windows é uma opção, mas não a única para transferir arquivos de um PC para um Mac. Você também pode fazer tudo manualmente, seja com uso de um HD externo, pen drives ou até mesmo enviando arquivos para a nuvem.