Cada vez mais, ao instalar um jogo ou aplicativo no Android, você tem que conceder diferentes permissões para que eles possam ao menos rodar. É claro que, no meio destes programas, você deve ficar um pouco temeroso em passar as suas informações tão facilmente para um desenvolvedor estranho.

Se você está querendo testar um aplicativo, mas está desconfiado que possa ter problemas e não deseja conceder o acesso aos seus dados, uma solução é fazer o aplicativo ser executado em uma sandbox. A seguir, veja como testar aplicativos no Android sem que eles tenham acesso aos seus dados.

Como funciona uma sandbox

O conceito de Sandbox é basicamente o mesmo de uma máquina virtual. Nele, por exemplo, ao instalar um aplicativo, ele achará que está sendo rodado em outra máquina, não tendo acesso aos dados e outros arquivos do aparelho original.

Este tipo de função não é exatamente nova, existindo em PCs já faz algum tempo. Inclusive, o próprio Windows 10 deve receber uma função nativa para isto em breve.

publicidade

Como executar os aplicativos em uma sandbox no Android

Este tipo de função não é nativo no Android e, portanto, é necessário obter um programa para ter uma sandbox no sistema. Confira como fazer:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo Shelter;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, ele solicitará uma permissão para ser administrador do sistema. Toque em “Ativar” e em “Continue”;

    Reprodução

  3. Dependendo da marca do seu celular, pode ser necessário ativar um novo tipo de perfil. Em nosso caso, usando um aparelho da Samsung, foi solicitada a criação de um perfil de trabalho;
  4. Toque na guia “Shelter” e entre na “Google Play Store”;

    Reprodução

  5. Neste momento, você deverá criar uma nova conta para a Google Play. A loja oficial do celular, fora do Shelter, não será afetada por esta mudança;

    Reprodução

  6. Feito o processo, basta baixar um aplicativo normalmente pela Google Play aberta dentro do Shelter, que o programa em questão será instalado sem ter acesso aos dados originais do aparelho;

    Reprodução

  7. Para abri-lo, basta voltar ao Shelter, selecionar o aplicativo e utilizar a função “Launch”.

    Reprodução

Além de instalar os aplicativos da forma mencionada, você também poderá clonar os apps já instalados no aparelho ou utilizar um APK. Assim, você já sabe como testar qualquer aplicativo do Android sem ter que se expor.