Para se navegar na internet existem diversas opções de browsers, que contam com funções diferentes e estão constantemente passando por atualizações. Nos últimos tempos, entretanto, uma grande reclamação de seus usuários fica por conta do alto consumo de memória visto nestes programas, que acabam deixando o seu uso instável.

Por sua vez, a Mozilla está implementando no Firefox uma nova função, que acaba priorizando a aba aberta para que ela não fique lenta em nenhum momento, mas este recurso ainda está em fase de testes e não vem ativado por padrão. A seguir, veja como testar a nova função do Firefox para melhorar o desempenho dele no computador.

publicidade

Importante

Por enquanto esta nova função do Firefox só está disponível em sua versão Nightly, que tem recursos considerados em fase de testes. Entretanto, esta versão pode ser baixada por qualquer pessoa e a sua instalação não afeta o Firefox que já está instalado em seu computador.

Como testar o novo recurso do Firefox que lhe deixa mais estável

Assim como foi dito acima, apesar de ainda estar em fase de testes, por padrão, o novo recurso não vem habilitado no Firefox e, diferente de muitas funções, ele precisa ser habilitado nos parâmetros do navegador. Saiba como prosseguir:

publicidade
  1. Acesse este link e realize o download do Firefox Nitghly;

    Reprodução

  2. Após ter realizado o seu download, faça a sua instalação normalmente;
  3. Ao abri-lo, entre neste endereço: about:config;

    Reprodução

  4. Já na mensagem que surge, clique em “I accept the risk”;

    Reprodução

  5. Procure pelo item: dom.ipc.processPriorityManager.enabled;

    Reprodução

  6. Mude o seu valor para “True”. Caso ele já esteja habilitado, não é necessário fazer nenhuma alteração;
  7. Feche e abra novamente o navegador.

Por se tratar de um recurso que afeta diretamente o uso de memória, você não deverá ver nenhuma mudança nos funcionamentos de sites visitados com o Firefox, a não ser pela estabilidade da máquina. Em alguns casos de máquinas mais potentes, inclusive, este recurso pode ter o efeito reverso de deixar o navegador mais lento, assim, se você estiver nesta situação, deixe o valor da função definido para “false”.