Cada vez mais os documentos impressos estão perdendo um pouco de seu lugar, ganhando versões digitais para serem utilizados em celulares com uma série de benefícios. O seu uso é geralmente prático, sendo que na maioria dos casos, você precisará fornecer apenas dados básicos para tê-los, como o seu RG, CPF e outros dados pessoais.

Um destes documentos, por sua vez, fica para a carteira de trabalho digital, que já pode ser utilizada em celulares com o Android ou iOS, o sistema do iPhone. A seguir, veja como obter a sua carteira digital para usar no celular.

Como funciona a carteira de trabalho digital

Diferente do que ocorre com alguns outros documentos, como o título de eleitor, inicialmente a carteira de trabalho digital ainda não substitui por completo a carteira de trabalho impressa. O seu foco, ao menos por enquanto, consiste em agilizar alguns processos como o acesso a informações de qualificação civil e de contratos de trabalho.

Além destes benefícios, mais informações sobre como a carteira de trabalho digital funciona podem ser vistos no portal Emprega Brasil – Ministério do trabalho.

publicidade

Como ter a carteira de trabalho digital no celular

A carteira de trabalho digital é obtida através de um aplicativo no celular, sendo que para usá-la, é necessário possui um cadastro no site do cidadão.br. Confira como fazer o processo:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo CTPS Digital;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, prossiga com a explicação de como ele funciona;

    Reprodução

  3. Na última tela, toque em “Entrar” e, realize o login ou faça um cadastro no site “cidadão.br”. Caso tenha um cadastro e não se lembre da senha, é recomendado usar o site do “cidadão.br” no PC para redefini-la;

    Reprodução

  4. Após ter feito o login, clique em “Autorizo”.

    Reprodução

A partir deste momento, você já deve ter o acesso a sua carteira de trabalho digital. Na primeira aba do app, você verá informações como o número de seu PIS, CPF e da carteira. Já a segunda aba do aplicativo, traz informações sobre as empresas pelas quais você passou. A terceira aba, só carrega informações que foram incluídas na carteira digital, enquanto a última opção traz apenas o menu de ajuda do app.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como ter a carteira de trabalho digital em seu celular. O processo acima foi realizado com um aparelho Android, mas o processo é o mesmo para o iPhone.