Está tentando publicar uma foto no Facebook, mas não consegue? É possível que alguns elementos do seu navegador ou do seu smartphone com Android ou iPhone estejam atrapalhando a realização da tarefa. Felizmente, é possível corrigir problemas com uma breve investigação.

Para te ajudar, o Olhar Digital preparou um tutorial com as principais dicas para que você resolva dificuldades para carregar imagens no Facebook. Verifique o passo a passo a seguir tanto no seu smartphone como no PC. Confira:

Plugin do flash

Apesar do Facebook não utilizar diretamente o plugin do Flash para subir imagens, uma versão desatualizada dele pode ser a causa do problema. Veja a solução:

publicidade
  1. Abra o “Painel de controle” através do “Menu Iniciar”;

    Reprodução

  2. Clique em “Desinstalar um programa”;

    Reprodução

  3. Procure por “Adobe Flash Player” e clique em “Desinstalar”;

    Reprodução

  4. Faça o download da última versão do Flash neste link. Não se esqueça de desmarcar as opções que trazem downloads de programas adicionais;
  5. Execute o arquivo baixado e complete a sua instalação;
  6. Reinicie a máquina e tente subir novamente a imagem.

Bloqueadores de anúncios

Ao utilizar um bloqueador de anúncios, é capaz que o Facebook tenha algum de seus scripts bloqueados, e isso lhe impede de fazer o carregamento da imagem. Nestes casos, é necessário que você desative a extensão, ou que cria uma exceção para o Facebook. Geralmente, o bloqueador de anúncios conta com um ícone posicionado ao lado da barra de endereços. Ao clicar nele, você tem o acesso as duas opções.

Reprodução

Tamanho da foto ou problema com o formato

Outra problema comum está em seu arquivo ser muito grande ou até mesmo no formato em que ele está salvo. O Facebook, por padrão, recomenda que os arquivos fiquem nos formatos JPEG, BMP, PNG, GIF ou TIFF. O tamanho máximo para as fotos é 15MB, mas evitar que a foto chegue a 1MB é o recomendável, ao menos para o formato PNG.

Como solução, basta utilizar algum aplicativo ou serviço para salvar a foto em outro formato, preferencialmente o JPEG para também diminuir seu tamanho. Aqui, já que não faremos nenhuma edição, será utilizado o Paint para trocar a extensão de nosso arquivo. Veja:

  1. Clique com o botão direito no arquivo da imagem, e em “Abrir com” selecione o “Paint”;

    Reprodução

  2. Vá em “Arquivo > Salvar como”, e selecione um formato diferente do atual para salvar a imagem.

    Reprodução

Problemas no smartphone

Os problemas causados no smartphone para carregar a imagem são um pouco diferentes. A grande maioria deles está relacionado a falhas na conexão, que pode incluir, por exemplo, a demora em subir arquivo grande usando seu plano de dados no lugar do WiFi. Portanto, tente primeiro trocar de conexão, e se o problema não for resolvido, tente os passos abaixo:

  1. Abra a tela de “Configurações do celular” e vá até “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Procure pelo “Facebook”, e em Armazenamento utilize as opções “Limpar dados” e “Limpar cache”.

    Reprodução

Ao abrir o aplicativo do Facebook pode ser que ele exija o seu login. Faça-o e tente subir novamente a imagem. Se o problema ainda persistir, tente salvar a foto em seu aparelho com algum aplicativo de edição e tente um novo envio.