O Skype é um aplicativo de mensagens que apesar de continuar sendo bastante utilizado, viu a sua popularidade diminuir nos últimos tempos, principalmente por conta de aplicativos como o WhatsApp, que mesmo indiretamente acabaram tomando o seu lugar. Apesar disto, ao ter sido adquirido pela Microsoft há alguns anos, o aplicativo passou a se integrar ao Windows, independentemente de você utilizá-lo ou não.

Nas últimas versões do sistema operacional da Microsoft, felizmente, a sua desinstalação até chegou a ser facilitada, mas alguns vestígios do programa ainda acabam permanecendo nos registros mesmo após ele ser removido. A seguir, veja como tirar o Skype por completo do Windows 10.

Importante

O processo a seguir mostra apenas como remover os componentes do Skype que vem pré-instalados no Windows 10. Caso você tenha realizado a instalação do programa em sua versão tradicional para desktops, ela não será afetada pelos procedimentos demonstrados abaixo.

Tirando o Skype da inicialização do Windows

Antes de partir para a remoção completa do Skype no Windows, é aconselhável que ele primeiro seja retirado da inicialização do sistema. Para conferir se ele está e removê-lo é bem simples, veja:

publicidade
  1. Aperte junto as teclas “Ctrl + Shift + Esc” para abrir o “Gerenciador de tarefas”;
  2. Clique no nome do Skype na lista e, então, em “Desabilitar”.

    Reprodução

Desta forma, na próxima vez que o Windows for inicializado, Skype não será carregado com o sistema.

Fazendo a remoção tradicional

Apesar de ser o processo mais simples, é essencial fazer a remoção do Skype por meios tradicionais, ou seja, recorrendo ao menu do Windows e usando a sua clássica opção de desinstalar programas. Apesar do Skype vir junto com o Windows, diferente do Edge, não existe nenhum mecanismo de proteção do sistema para removê-lo, apesar dele poder voltar após algumas atualizações do sistema. Veja como fazer a remoção dele:

  1. Aperte as teclas “Win + I” para entrar na parte de “Configurações” do Windows e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Em “Aplicativos e recursos”, localize o “Skype” na lista e clique em “Desinstalar”;

    Reprodução

  3. Aguarde o processo ser concluído e reinicie o computador.

Removendo os vestígios do Skype

Assim como foi dito acima, após fazer a desinstalação do Skype, alguns arquivos do aplicativo de mensagens continuam na máquina, incluindo a possibilidade de ele voltar após uma atualização do Windows. Para evitar que isto possa acontecer, é necessário apagar este vestígio do programa. Confira como proceder:

  1. Aperte as teclas “Win + R” e entre com este comando: %appdata%. Aperte “Enter”;

    Reprodução

  2. Na janela que se abre, selecione a pasta do “Skype”;

    Reprodução

  3. Pressione junto as teclas “Shift + Del” e clique em “Sim”;

    Reprodução

  4. Mais uma vez, reinicie o computador.

Pronto! Após ter realizado todos estes procedimentos, o Skype não fará mais parte do Windows. Caso tenha se arrependido de ter feito sua remoção, o programa ainda pode ser baixado na Windows Store ou por meio de seu site oficial.