A barra de navegação do Android – aqueles três botões que ficam na parte inferior do smartphone – é uma das marcas registradas do sistema operacional do Google. Mas se engana quem pensa que não dá para personalizar aquela seção.

Há diversos apps no Google Play que servem para dar mais cores, efeitos ou animações para a barra de navegação, se você estiver usando um Android em que esses botões ficam na tela, como os celulares da Motorola, LG, Sony e Quantum.

publicidade

Se este é o seu caso, confira três aplicativos que servem para dar uma nova cara aos botões de navegação do seu celular.

1. Navbar Apps

publicidade

Esta é a opção menos sutil da lista. O Navbar Apps serve para quem quer mudar a aparência fixa da barra de navegação. Faça o download dele pelo Google Play clicando aqui.

Reprodução

publicidade

Você pode mudar a cor da barra como quiser, deixando uma cor fixa ou uma responsiva, que muda de acordo com o aplicativo usado no momento. Você também pode inserir um medidor de bateria, que destaca quanta energia ainda resta no seu celular com uma barra colorida.

É possível também inserir uma arte de plano de fundo ou deixá-lo repleto de emojis. Algumas opções mais complexas, porém, só estão disponíveis na versão paga.

publicidade

2. NavBar Animations

Este app permite que você adicione animações à barra de navegação que começam sempre que você toca em um dos botões. O download pode ser feito pelo Google Play clicando aqui.

Reprodução

Com o NavBar Animations, basta escolher uma das diversas opções que vêm no app para programar uma animação que começa sempre que você toca no botão de início, por exemplo. Algumas opções, porém, estão disponíveis apenas na versão paga.

3. Muviz

Para quem gosta de música e sente falta dos descansos de tela do antigo Windows Media Player, o Muviz é a pedida ideal. Clique aqui para fazer o download dele pelo Google Play.

Reprodução

O Muviz permite que você adicione uma animação à barra de navegação que começa sempre que o app detecta que você está ouvindo alguma música. A animação segue o ritmo da canção e funciona tanto no Spotify quanto no YouTube.

Você pode escolher se animação fica acima da barra ou dentro dela. Assim como os outros apps da lista, este também tem opções mais completas para quem quiser pagar. Além disso, vale notar que a animação pode começar com alguns segundos de atraso em relação à música que ela acompanha.