Sabe aquele momento em que é preciso dar uma pausa no WhatsApp para se concentrar nos estudos ou trabalho? Infelizmente, o aplicativo de mensagens não traz nenhuma função nativa para isso, obrigando muitos usuários a ligarem o modo avião para se desconectar. No entanto, o NetGuard é um programa gratuito para Android que pode desligar apenas o app de bate-papo.

Para te ajudar a se concentrar nos seus afazeres, o Olhar Digital preparou um tutorial sobre como se desconectar apenas no WhatsApp no Android e continuar usando os demais aplicativos. O passo a passo a seguir também pode ser usado para restringir o acesso a outros programas de mensagens, como Messenger, Telegram, entre outros. Confira a seguir como usar o NetGuard:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do aplicativo NetGuard;
  2. Ao abrir o app pela primeira vez, leia os termos de uso e, se estiver de acordo, clique em “Eu concordo”;

    Reprodução

  3. Na tela inicial, localize o WhatsApp na lista e toque sobre o ícone do Wi-Fi e da rede, conforme indica a imagem abaixo. Ative a chavinha que está na parte superior do programa;

    Reprodução

  4. Clique em “Ok” nas duas mensagens que aparecem para criar uma conexão VPN necessária para o NetGuard funcionar;

    Reprodução

  5. Na mensagem da otimização de bateria, clique em “Ok”. Quando abrir a nova tela, altere a lista para “Todos os aplicativos” e deixe o “NetGuard” não otimizado, conforme mostra a imagem abaixo.

    Reprodução

Pronto! Enquanto você deixar a chavinha do NetGuard ativa, os programas que estão instalados no celular seguirão as regras dele para o uso da internet. Vale lembrar que todas as mensagens recebidas enquanto o WhatsApp esteve bloqueado não são perdidas. Ao reestabelecer a conexão do aplicativo, ele trará todo o conteúdo deste período em que você não esteve online.

Como voltar a receber mensagens no WhatsApp

publicidade

Para voltar a receber mensagens, tudo o que o usuário precisa fazer é abrir o NetGuard novamente e desativar o interruptor no topo da tela inicial do aplicativo. A partir daí, o WhatsApp e todos os aplicativos que tenham sido restringidos voltarão a ter acesso à Internet.Reprodução

Note que na imagem da esquerda, o NetGuard não está mais em funcionamento, ficando desabilitado. Já na imagem da direita, o NetGuard continua rodando, mas o WhatsApp não está sofrendo restrições e pode se conectar normalmente na internet. Com apenas uma dessas configurações feitas, o WhatsApp já volta a funcionar.